O ciclista português David Ribeiro classificou-se hoje em 10.º lugar na prova de fundo de juniores dos Campeonatos da Europa de estrada, que decorrem em Olomouc, na República Checa.

David Ribeiro completou os 126 quilómetros da prova em 3:19.18 horas, a 50 segundos do vencedor, o francês Frank Bonnamour, que se sagrou campeão europeu da categoria.

«O David Ribeiro fez uma excelente corrida, sobretudo porque foi a primeira vez que teve a oportunidade de competir ao mais alto nível, num percurso muito difícil. Este décimo lugar abre-lhe excelentes perspetivas para o futuro», antecipou o selecionador nacional, José Poeira, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Dos cinco portugueses, só David Ribeiro terminou a corrida. César Martingil envolveu-se numa queda coletiva e teve de abandonar, enquanto Pedro Costa e Gaspar Gonçalves ficaram presos na confusão e com avarias nas bicicletas.

Os dois também acabaram por abandonar, tal como Rui Carvalho, o único, a par de David Ribeiro, que conseguiu libertar-se da queda coletiva.

Domingo disputa-se a prova de fundo para sub-23, a seleção nacional vai estar representada por Rafael Reis, Rúben Guerreiro, Daniel Freitas, Nuno Bico, Frederico Figueiredo e Hélder Ferreira.