O português João Almeida (UAE Emirates) venceu a 4.ª etapa da Volta a Catalunha em bicicleta, depois de uma ponta final fantástica. O português subiu ao segundo posto, com o mesmo tempo do primeiro, e entra na discussão do título na prova catalã.

O português bateu no sprint Nairo Quintana, da Arkéa, e Sergio Higuita, da Bora, depois de fazer os últimos dois quilómetros de forma fantástica, numa etapa com três contagens de montanha de primeira categoria.

Com a meta instalada numa contagem de montanha de primeira categoria, em Boí Taüll, 166,7 quilómetros desde La Seu d'Urgell, Almeida superiorizou-se num 'sprint' a três e venceu em 4:20.27 horas.

No final da etapa, Almeida era um homem feliz.

"Estou muito feliz. Temos trabalhado duro há muito tempo. Esta época ainda não tinha tido muita sorte. Hoje tive algum azar, pois sofri uma queda no início e estive um pouco desligado por momentos. Mas estou muito feliz pela vitória, começou por dizer, antes de explicar como conseguiu o triunfo na etapa.

"Antes da última subida, pedalei ao meu ritmo e, no fim, sprintei para a vitória. Temos uma grande equipa, há ótimos corredores, muitos podem vencer. Podemos lutar pela vitória [na Volta à Catalunha], mas há etapas duras pela frente, especialmente a última. Até agora, estamos felizes e pensaremos nisso no futuro", completou João Almeida, na entrevista rápida à 'Eurosport ' no final da etapa.

Desde 1985 que um português não vencia uma etapa da Volta a Catalunha, quando Roque Cardoso venceu.

O australiano Ben O'Connor (AG2R Citroen), líder à entrada para esta etapa, foi  12.º, a 23 segundos.

João Almeida só não é líder da prova, apesar ter o mesmo tempo do primeiro, Nairo Quintana, devido aos pontos de bonificação somados pelo colombiano durante a etapa.

Na sexta-feira corre-se a quinta etapa, num total  de 206,3 quilómetros entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú.

Este triunfo é o confirmar da excelente forma do ciclista de A-de-Francos, ele que tinha sido 9.º na etapa de ontem.

Hoje, João Almeida foi o mais forte entre os favoritos que resistiu na subida final.