As más condições climatéricas levaram a organização da Volta a França em bicicleta a suprimir os quinto e sétimo dos nove troços em pavé da quinta etapa, a disputar hoje, entre Ypres e Arenberg Porte du Hainaut.

“Devido ao mau tempo e às condições da estrada, dois setores de empedrado foram removidos da quinta etapa. Caso do setor sete, um troço de 1.000 metros de calçada em Mons-en-Pévèle, e setor cinco, de 1.400 metros desde Orchies a Beuvry-la-Forêt. Assim, o total de setores em pavé reduz-se para 13 quilómetros, mas a corrida vai manter-se muito atrativa”, lê-se no sítio oficial da “Grande Boucle” na Internet.

O pelotão da corrida francesa enfrenta hoje o seu primeiro grande teste nesta edição do Tour, com a quinta etapa a visitar o traçado da clássica Paris-Roubaix, conhecida como “Inferno do Norte”, agora reduzida a 152,5 quilómetros.

O italiano Vincenzo Nibali (Astana) veste a camisola amarela durante a quinta etapa, com uma vantagem de dois segundos sobre vários corredores, entre os quais o eslovaco Peter Sagan (Cannondale), os espanhóis Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Alejandro Valverde (Movistar), o britânico Chris Froome (Sky) e os portugueses Tiago Machado (NetApp-Endura) e Rui Costa (Lampre-Merida).