Depois do Mónaco, é a vez do Circuito de Barcelona-Catalunha receber o Grande Prémio de Espanha. A nona corrida da temporada vai trazer novidades para as equipas com regras que podem alterar o desempenho dos carros nas provas que se seguem.

A McLaren voltou a dominar com a vitória de Lando Norris no Principado e o terceiro lugar de Piastri. Resta saber se as novas atualizações vão deixar a equipa britânica ainda mais líder ou se estamos perto de assistir a um novo rumo da época.

Esta poderá ser uma das últimas provas de Fórmula 1 no traçado catalão, uma vez que o GP de Espanha vai passar a localizar-se em Madrid a partir de 2026.

Como estão as contas do Mundial de Fórmula 1

O Mundial de Construtores continua, sem surpresas, a ser dominado de forma absoluta pela McLaren com um total de 319 de pontos. A distância é grande para o segundo lugar ocupado pela Mercedes que conta com menos 172 pontos do que os líderes britânicos. Apenas a quatro pontos dos alemães está a Red Bull com 143 pontos. A Ferrari surge logo de seguida com 142 pontos, à espreita de roubar o último lugar do pódio aos austríacos.

No campeonato de pilotos, a hegemonia continua a pertencer à McLaren com Oscar Piastri na liderança com 161 pontos. O colega de equipa, Lando Norris, está a três pontos, tendo recuperado a distância no passado GP do Mónaco ao ter vencido a 'glamourosa' corrida no Principado.

Max Verstappen é terceiro classificado com 136 pontos, enquanto George Russell conta com 99 pontos. Nos quinto e sexto lugares, estão os pilotos da Ferrari (Leclerc e Hamilton) com 79 e 63 pontos, respetivamente. Antonelli, da Mercedes, está no sétimo posto (48 pontos), seguido por Albon (Williams) com menos seis pontos. Ocon é nono com 20 pontos e o rookie Hadjar completa o top 10 com 15 pontos somados.

Novas regras, quais os impactos?

Esta corrida vai marcar um novo capítulo na modalidade com o aperto das regras em torno das asas flexíveis. Daqui em diante, a FIA vai implementar testes mais rigorosos que pretendem limitar a flexibilidade excessiva dos elementos aerodinâmicos. Isto porque têm existido suspeitas de que há equipas que beneficiam indevidamente.

Resumindo, muitas asas dianteiras e traseiras eram aprovadas nos testes estáticos da FIA, mas, em alta velocidade, dobravam-se e aumentavam o apoio aerodinâmico nas curvas e reduziam o arrasto nas retas. As principais queixas surgiram por parte da Red Bull e Ferrari que alegavam que a McLaren retirava vantagem.

Com as novas regras, no teste de Carga Vertical (100N), deflexão máxima autorizada passa de 15 mm para 10 mm de forma simétrica e de 20 mm para 15 mm apenas num dos lados. No teste de aba da asa dianteira (60N), o novo limite de deflexão é de 3 mm ao invés de 5mm.

Resta saber qual vai ser o impacto destes ajustes nos monolugares e se os desempenhados vão ser alterados de forma positiva ou negativa em algumas equipas.

Quais os horários  do GP?

sexta-Feira, 30 de maio

Treino livre 1 12h30 – 13h30

Treino livre 2 16h00 – 17h00

Sábado, 31 de maio

Treino livre 3 11h30 – 12h30

Qualificação 15h00 – 16h00

domingo, 1 junho

Corrida 14:00

Hora de Portugal continental 

Como é o circuito da Catalunha?

O Circuito de Barcelona-Catalunha situa-se em Montmeló e é uma das etapas mais icónicas do Mundial da categoria.

É uma das pistas de testes regulares e costumava ser a primeira corrida da temporada na Europa. Contudo, o calendário mudou, mas é provável que as equipas possam ter uma boa referência quanto às atualizações nos carros. A proximidade com as fábricas poderá beneficiar o uso de novas peças, podendo dar origem a mudanças significativas nos desempenhos.

É um traçado que privilegia a lado aerodinâmico dos carros e exige uma eficiência para que existam bons resultados. Para além disso, a qualificação costuma ter um papel importante para a corrida principal.

A pista de Montmeló tem um extensão de 4.657 metros com uma sequência de curvas desafiadores e de longas retas que articulam variações de velocidade que testam a aerodinâmica, tração, equilíbrio e os pneus de cada monolugar. Há 14 curvas, oito à direita e seis à esquerda.

O recorde de volta mais rápida pertence a Max Vertsappen, em 2023, com um total de 1:16.330s.

Circuito Barcelona-Catalunha
Circuito Barcelona-Catalunha créditos: Formula 1