Ao contrário do que estava inicialmente previsto, Tadej Pogacar não vai estar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O ciclista esloveno da UAE Emirates, medalha de bronze na corrida de fundo de Tóquio2020, que no passado domingo confirmou a conquista do terceiro Tour da sua carreira, depois de também em 2024 ter já conquistado o Giro, vai ser substituído pelo compatriota na equipa do seu país para a competição de ciclismo em Paris por Domen Novak, campeão nacional esloveno de estrada.

"Infelizmente, Tadej Pogačar não está entre os nomes do ciclismo masculino para as Olimpíadas de Paris. Será substituído pelo colega Domen Novak. Desejamos a Domen todo o sucesso. Mais uma vez Tadej, parabéns pela vitória no Tour de France!", anunciou no Twitter a Equipa Olímpica da Eslovénia esta segunda-feira.

“O Tadej retirou-se dos Jogos devido a fadiga extrema”, explicou o selecionador olímpico, Uros Murn, em comunicado. Alguma imprensa eslovena adianta contudo que, se por um lado, o ciclista se sente cansado após a conquista do Tour, por outro lado também não terá gostado da decisão da federação eslovena de ciclismo de não levar Urska Zigart, sua namorada, na equipa feminina que participará nos Jogos.

Recorde-se que após a conquista do Tour, Pogacar tinha já adiantado que, por se sentir cansado, não iria participar na Vuelta 2024.

A Eslovénia fica, assim, privada dos dois medalhados na última edição dos Jogos, uma vez que o campeão olímpico de contrarrelógio, Primoz Roglic, declinou o convite.