O português Sérgio Paulinho, vice-campeão olímpico em Atenas2004, vai voltar a ser um dos “escudeiros” do espanhol Alberto Contador na edição de 2014 da Volta a França em bicicleta, anunciou hoje a Tinkoff-Saxo.

Pela sétima vez na “Grande Boucle”, Paulinho, um fiel gregário do espanhol em algumas das suas principais vitórias e amigo pessoal do vencedor da Volta a França de 2007 e 2009, é um dos nove “eleitos” do diretor desportivo Bjarne Riis para ajudar Contador ao longo da corrida, que vai ser disputada entre sábado e 27 de julho.

“Foi muito difícil selecionar a equipa. Este ano tivemos um grupo muito forte de candidatos, que mostraram um espírito impressionante. Escolhemos uma equipa de alta qualidade, em relação ao poder individual, mas também quanto à sua compatibilidade para se apoiarem uns aos outros e como equipa para levar ao objetivo principal de vencer o Tour com o Alberto”, frisou Riis.

Além do português Paulinho, Contador vai contar com o apoio do australiano Michael Rogers, tricampeão mundial de contrarrelógio, e do combativo irlandês Nicolas Roche, numa formação em que a grande ausência é o checo Roman Kreuziger, quinto classificado no Tour2013, devido a anomalias no seu passaporte biológico. O português Bruno Pires também ficou de fora da “Grande Boucle”.

“Escolhemos corredores capazes de proteger o Alberto em todo o tipo de etapas e de o apoiarem ao máximo na montanha. Tenho total confiança na nossa equipa, na sua disponibilidade e no seu compromisso de assumir a luta deste ano no Tour. Estamos todos focados em conquistar a camisola amarela no pódio francês”, concluiu Riis.

Sérgio Paulinho, de 34 anos, venceu uma etapa na edição de 2010 da Volta a França, em Gap, e sagrou-se campeão português de contrarrelógio em 2004 e 2008.