O ciclista português Tiago Machado espera “lutar pelas posições cimeiras” na prova de elite de contrarrelógio do Campeonato da Europa de estrada, que se vai disputar na quinta-feira, na cidade dinamarquesa de Herning.

“Vamos lutar pelas posições cimeiras. Tive um mês de julho muito cansativo, mas conto recuperar até ao dia da prova e dar boas referências ao Rafael [Reis], porque é um percurso que se enquadra melhor nas características dele”, disse Tiago Machado.

Em declarações divulgadas pela assessoria de comunicação da Federação Portuguesa de Ciclismo, Tiago Machado lamentou que o percurso da prova não tenha “um ou outro topo mais seletivo”, mas manifestou agrado pelo facto de não ser muito exigente a nível técnico.

Rafael Reis, o outro representante português na prova de elite, também considerou que o percurso de 46 quilómetros lhe pode ser favorável, apesar de exigir “imensa concentração”, em especial nas partes planas, composta por retas muito longas.

“Chego com expectativa, porque fiz um bom trabalho no último mês. Espero que tudo me corra de feição. Entrar nos dez primeiros seria um bom resultado para mim”, assinalou Rafael Reis.

Tiago Machado e Rafael Reis apenas entram em ação na quinta-feira, tal como Gaspar Gonçalves, que vai participar na prova de sub-23, mas os juniores Pedro José Lopes e Pedro Miguel Lopes vão competir já na quarta-feira.