A seleção portuguesa de futsal de sub-19 foi hoje eliminada nas meias-finais do Europeu da categoria de 2019, ao perder por 3-2 nos penáltis com a Croácia, após empate a dois golos no final do prolongamento.
A seleção lusa foi superior no tempo regulamentar e no tempo extra, mas não traduziu essa superioridade em eficácia na finalização e acabou por ser forçada a discutir a passagem à final no desempate por grandes penalidades.
O único jogador a falhar o castigo máximo foi o sportinguista Hugo Neves, que executou o remate ‘à Bruno Fernandes’, fazendo uma espécie de ‘paradinha’ para seguir a movimentação do guarda-redes, acabando por bater rasteiro ao meio e possibilitando a defesa fácil do croata.
Todos os outros jogadores bateram os penáltis em força e colocados, sem dar hipóteses aos guarda-redes adversários.
O primeiro a converter o penálti foi Tomás Paçó, o croata Mudronja fez o 1-1, Célio Roque voltou a colocar Portugal na frente do marcador, Cvisic restabeleceu a igualdade, Hugo Neves permitiu a defesa ao guarda-redes croata e, finalmente, Jurlina colocou a Croácia na final.
No tempo regulamentar, Célio Roque abriu o marcador aos 31 minutos, Jurlina empatou aos 40, Chuva recolocou Portugal em vantagem, aos 45, e Vukelic fez o 2-2, aos 49, com um remate de ângulo muito difícil, com Tomás Paçó à sua frente, numa altura em que a seleção portuguesa geria a vantagem de 2-1 nos derradeiros momentos do tempo regulamentar.
Com esta eliminação, Portugal fica fora da final da primeira edição do Europeu de futsal de sub-19, na qual irá estar a Croácia e a Espanha ou a Polónia, que se defrontam ainda hoje.
Portugal tinha conquistado o Grupo A com três vitórias, sobre Letónia (6-0), Polónia (3-1) e Rússia (4-1).
Comentários