A seleção portuguesa de futsal agradeceu hoje o apoio e proximidade do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, prestes a cessar funções, após o jogo que selou o apuramento para o Europeu2026.

De acordo com informações divulgadas no sítio oficial da FPF Internet, o presidente recebeu palavras de agradecimento dirigidas pelo selecionador da equipa das ‘quinas’, Jorge Braz, além de uma camisola entregue pelo plantel, que também entregou ao diretor Hélder Postiga e ao vice-presidente Humberto Coelho, igualmente de saída.

Bicampeão europeu em título, Portugal carimbou hoje o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2026, que se vai realizar na Letónia e na Lituânia, após o triunfo por 3-0 na receção à Macedónia do Norte, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A qualificação foi selada graças a um novo empate entre Países Baixos e Andorra (1-1), que deixa os lusos na liderança, com 12 pontos, e, com duas jornadas por disputar, os Países Baixos somam cinco, Andorra três e a Macedónia do Norte dois, no último lugar.

Este foi o derradeiro encontro da seleção portuguesa de futsal sob a liderança do atual presidente Fernando Gomes, com novas eleições marcadas para 14 de fevereiro, entre o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, e o presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo, que lideram as duas listas candidatas.

Fernando Gomes, de 72 anos, cumpriu o máximo de três mandatos estabelecido na lei e é atualmente candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal, tendo como adversários Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ex-secretários de Estado do Desporto.