O campeão da Europa de hóquei patins 2023/24 vai ser português, uma vez que a 'final-four' vai contar com FC Porto, que vai defender o título, Sporting, Óquei de Barcelos e Oliveirense.

Em 11 de maio, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, o FC Porto defronta o Sporting numa meia-final, enquanto, na outra, o Óquei de Barcelos joga com a Oliveirense, na véspera de se decidir o título que os ‘dragões’ conquistaram na temporada transata.

Na segunda ‘mão’ dos quartos de final, destaque para os ‘leões’, que resistiram em Barcelona, perdendo por 5-4, após vencerem em casa por 4-1, enquanto o Óquei goleou o Benfica por 5-1 na Luz, após triunfo caseiro por 4-2.

Os ‘dragões’ já haviam vencido por 4-1 em Itália em casa do Amatori Lodi e agora impuseram-se por 9-4, enquanto a Oliveirense, que tinha conseguido 4-4 em Itália ante o Trissino, reverteu hoje uma desvantagem 3-5 a meio da segunda parte, para se impor por 8-5.

A maratona ‘champions’ começou na Luz, onde o Óquei de Barcelos, que levava vantagem de dois golos, passeou com inesperada facilidade, aliando a eficácia a um desempenho muito competente igualmente a defender.

Com um ‘bis’ de Alvarinho e ainda tentos de Poka, Danilo Rampulla e Miguel Rocha, os minhotos tiveram um fim de tarde bem mais sereno do que imaginariam, de nada valendo o posterior tento de Pol Manrubia para os ‘encarnados’, que ao intervalo já perdiam por 3-0 e foram afastados com um total de 9-3 em golos.

Apesar da almofada de três golos, a missão do Sporting afigurava-se como a potencialmente mais espinhosa das formações lusas, contudo os lisboetas estiveram sempre muito firmes e não vacilaram em qualquer das duas vezes em que tiveram vantagem de somente um tento no conjunto das duas mãos.

O 1-1 ao intervalo permitia manter alguma tranquilidade, contudo, os catalães, mais pressionantes na etapa complementar, chegaram a liderar por 4-2 e 5-3, nada que fizesse tremer os portugueses, que reagiram a ambas as situações em escassos minutos, acabando por ser bem-sucedidos e avançando com um total de 8-6 em golos.

O estatuto de campeão da Europa aliado aos três golos de avanço conseguidos em solo transalpino de nada valiam ao FC Porto ante o Lodi, que prometeu luta ao liderar por 1-0 e 3-2.

Ainda assim, uma segunda parte muito assertiva dos pupilos de Ricardo Ares permitiu-lhes um êxito tranquilo e a passagem com um agregado de claro 13-5, destacando-se hoje um ‘hat-trick’ do portista Carlo di Benedetto.

A igualdade a quatro trazida de Itália conferia teórica vantagem à Oliveirense em casa, contudo, o Trissino, implacável nos contra-ataques, começou na frente e, após permitir o 1-1, esteve sempre em vantagem, que era de 5-3 a meio da segunda parte.

Quando o pleno luso parecia estar em causa, uma ponta final demolidora da formação orientada por Edo Bosh, com destaque para os quatro golos de Xavi Barroso, permitiu uma reviravolta épica e um feito do hóquei em patins lusitano.