A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-19 bateu hoje a Colômbia, por 20-0, na segunda ronda do Mundial em Novara, Itália, liderando o Grupo B com seis pontos, depois de vencer a França no domingo.

Tomás Santos esteve em plano de destaque, ao marcar sete golos, com Vítor Oliveira (Viti) a fazer quatro, e Guilherme Caetano e Guilherme Azevedo a conseguirem ambos um 'hat-trick', com Diogo Lemos, Martim Costa e Rodrigo Preciso a fecharem a contagem.

"Foi um jogo sem história, a única história que tem este jogo é que efetivamente ganhámos três pontos. Hoje, a equipa mostrou-se, se calhar, um bocadinho mais leve, produziu outro tipo de hóquei, mas também o adversário foi diferente", lançou o selecionador dos sub-19, Vasco Vaz, em declarações reproduzidas pela federação.

No domingo, a equipa das 'quinas' estreou-se no torneio com uma vitória sofrida sobre a França, por 3-2, na primeira jornada do Grupo B, liderando o agrupamento com seis pontos, mais três do que a anfitriã Itália, segunda classificada, que defronta ainda hoje a França na segunda jornada, e que na terça-feira joga com Portugal.

"Amanhã [terça-feira], é que será a prova, teremos a prova da verdade, com um jogo mais competitivo, onde se decide o vencedor do grupo. […] Se já somámos os seis pontos, é importante somar mais três para vencermos pelo menos o grupo, que é o nosso objetivo", sintetizou o técnico luso.

A seleção gaulesa é, neste momento, terceira, enquanto a Colômbia ocupa o quarto e último lugar do grupo.

Portugal é, a par da Espanha, recordista de títulos, com quatro troféus conquistados, em 2003, 2013, 2015 e 2017 (todos quando a competição se disputava no formato de sub-20), mas ficou de fora da final nas duas últimas edições.