Os campeonatos nacionais de voleibol e andebol estão concluídos, com o Benfica a superiorizar-se com alguma facilidade ao Sporting na final do 'play-off' do primeiro e o FC Porto a selar a conquista do 'tri' no segundo, à frente de leões e águias.
No basquetebol, no futsal e no hóquei em patins, porém, a decisão do título continua em aberto, estando todos eles na fase decisiva dos respetivos 'play-offs' que ditarão o campeão.
O SAPO Desporto faz o ponto de situação dos campeonatos nacionais masculinos das cinco principais modalidades de pavilhão no nosso país.
Voleibol: Benfica já é tricampeão
O campeonato nacional masculino de voleibol foi o primeiro a ficar resolvido. E com o mesmo campeão das últimas duas edições.
O Benfica terminou a fase regular na frente, com Fonte Bastardo em segundo e Sporting em terceiro, e foi também assim que a II Fase chegou ao fim.
Depois, no 'play-off', o Sporting superou o Fonte Bastardo nas meias-finais, para marcar encontro com o Benfica na final, à melhor de cinco, mas as 'águias' não deram hipóteses e venceram logo os três primeiros jogos (perdendo apenas um 'set' ante os 'leões'), garantindo desta forma o tricampeonato, depois das conquistas de 2018/19 e de 2020/21 (em 2019/20 não houve campeão devido à COVID-19).
Para além do campeonato, o Benfica tinha também já conquistado a Taça de Portugal, batendo na final o Fonte Bastardo. Houve, assim, 'dobradinha' para as águias no voleibol em 2021/22.
Andebol: FC Porto também já selou o 'tri'
O campeonato nacional de andebol, que se disputa numa só fase, teve a sua 30.ª e última jornada jogada no passado dia 4 de junho, mas já estava tudo decidido no que toca ao título, com o FC Porto (tal como o Benfica no voleibol) a garantir também a conquista do 'tri'.
Os dragões selaram a conquista do título à 29.ª jornada, com um triunfo no terreno do Águas Santas, depois de na ronda anterior ter levado a melhor na receção ao Benfica, que deixou tudo praticamente decidido. O FC Porto terminou a prova com 29 vitórias e apenas uma derrota, em 30 jogos.
O único desaire dos azuis e brancos foi na Luz, frente ao Benfica, que contudo (e apesar de ter vivido uma época de glória no andebol com a conquista da Liga Europeia) terminou o campeonato apenas no terceiro posto, a cinco pontos do FC Porto. o 2.º classificado foi o Sporting, com menos três pontos do que os dragões e mais dois do que as águias.
Por atribuir, no andebol, está ainda a Taça de Portugal. A 'final four' vai ser jogada neste fim de semana, em Matosinhos, com o FC Porto a defrontar, dia 11, o Madeira SAD na primeira meia final e o Sporting e Benfica a medirem forças na outra, no mesmo dia. A final será domingo, dia 12.
Basquetebol: Fase regular terminou com Benfica na frente e águias estão bem embaladas na final com o FC Porto
No nacional de basquetebol já se joga a final do play-off e com o Benfica a uma vitória do título.
Depois de deixarem para trás CD Póvoa e Oliveirense nos quartos-de-final e nas meias-finais, respetivamente, as águias Benfica medem forças com o FC Porto na final e ganharam os dois primeiros jogos da final, disputada à melhor de cinco, jogados na Luz. No Jogo 1 da final o Benfica triunfou por claros 79-58 e no Jogo 2, disputado segunda-feira, o triunfo foi mais escasso, por 56/48.
Quer isto dizer que o Benfica precisa de ganhar apenas mais um jogo para se sagrar campeão nacional de basquetebol pela primeira vez em cinco anos. Mas o FC Porto (que afastou o Imortal nos 'quartos' e o Sporting - com muita polémica à mistura - nas 'meias'), irá agora ter oportunidade de responder, com os dois próximos jogos marcados para o Dragão Arena. O Jogo 3 será dia 9, quinta-feira, às 18h00 e o Jogo 4 será dia 11, sábado, pelas 15h00.
O Benfica, porém, em virtude de ter ganho a fase regular à frente dos dragões, terá depois o benefício de, caso venha a ser necessário disputar o Jogo 5, jogar essa 'negra' na Luz. Será no dia 14.
O Sporting, por seu lado, ficou arredado da final e da possibilidade de conquistar o título de campeão nacional que havia conquistado em 2020/21, mas também teve razões para festejar em 2021/22, tendo conquistado os outros dois troféus nacionais: Taça de Portugal e Taça da Liga (ambos vencidos com triunfos sobre o Benfica na final).
Hóquei em Patins: FC Porto ganhou fase regular, jogam-se as meias-finais com um dérbi escaldante
No nacional de hóquei em patins a incerteza é grande, dado o equilíbrio da valia demonstrada pelos 'três grandes' até ao momento. A fase regular terminou com o FC Porto no 1.º lugar, dois pontos à frente do Sporting, 2.º classificado, com o Benfica a terminar em 3.º, a seis pontos dos dragões e em igualdade pontual com a Oliveirense, que foi 4.ª.
Nos quartos-de-final dos 'play-offs' (à melhor de 3) os 'três grandes' superaram os respetivos adversários (só o Benfica perdeu um jogo) e, neste momento disputam-se as meias-finais, já jogadas à melhor de 5.
O FC Porto venceu os dois primeiros jogos frente ao Óquei de Barcelos e pode selar já esta noite, a partir das 20h00, um lugar na final caso vença o Jogo 3, no Dragão Arena. Já a outra meia-final, entre Benfica e Sporting, está bem mais equilibrada e...quentinha.
Os leões venceram, em casa, o Jogo 1, nos penáltis, e no Jogo 2, na Luz, foi o Benfica a levar a melhor, empatando a contenda com um triunfo por 3-2. O jogo, contudo, ficou marcado por várias agressões de parte a parte.
O Jogo 3 disputa-se esta noite no Pavilhão João Rocha, a partir das 20h00 e o Jogo 4 será na Luz, às 15h00 de dia 10, sexta-feira. Caso venha a ser necessário, o Jogo 5 será jogado em casa do Sporting, no domingo, dia 12.
O que já está decidido no hóquei em patins é a Taça de Portugal 2021/22, conquistada pelo FC Porto graças a um triunfo por 5-1 sobre o Benfica na final.
Futsal: Sporting terminou na frente da fase regular, Benfica vai tentar contrariar hegemonia leonina no 'play-off'
A fase regular do campeonato nacional de futsal terminou com o Sporting (que desacelerou na reta final) a ficar um ponto à frente do Benfica, garantindo vantagem 'no fator casa' até ao fim dos 'play-offs'.
Uns 'play-offs' que arrancaram com leões e águias a não terem problemas para afastarem, respetivamente, FC Azeméis e Leões de Porto Salvo, com duas vitórias em dois jogos.
Seguem-se as meias-finais, jogadas igualmente à melhor de 3. O Sporting vai defrontar o Fundão, com o Benfica a degladiar-se com o Eléctrico de Ponte Sôr. O Jogo 1 de ambas as eliminatórias será sexta-feira, dia 10, e o Jogo 2 será dia 12.
Seguir-se-á, depois, a final, essa já jogada 'à melhor de 5'.
O Sporting, entretanto, já garantiu a conquista da Taça de Portugal e da Taça da Liga, batendo o Benfica em ambas as finais (tal como havia já sucedido na Supertaça, a abrir a época).
Comentários