O esquiador Filipe Cabrita, em 148.º lugar, foi hoje o melhor representante português na qualificação do sprint 1,5 km clássico masculino no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, em Oberstdorf, na Alemanha.
No último dia da participação de Portugal na competição, Filipe Cabrita terminou a prova a 1.54,64 minutos do vencedor, o norueguês Johannes Klaebo, que fez o percurso em três minutos.
Entre os 157 atletas à partida, José Cabeça, que caiu numa descida, durante o traçado, foi 151.º colocado e André Gonçalves, por indicação médica, devido às características da prova, e para não comprometer a recuperação do tendão de Aquiles, a que foi operado no ano passado, não competiu.
No sprint 1,2 km clássico feminino, em que estavam inscritas 112 atletas, Angelika da Silva concluiu a prova de velocidade no 108.º lugar, a 2.17,91 minutos da primeira, a sueca Johanna Hagstroem, que percorreu a distância em 2.39,33 minutos.
O presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Farromba, fez um balanço "muito bom" do Mundial, depois de na quarta-feira o esquiador José Cabeça ter conseguido uma vaga para Portugal, na prova de 10 km estilo livre, para os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022.
"O balanço é muito bom. A grande aposta não era na prova de hoje, era na de ontem [quarta-feira]. Vamos continuar a trabalhar para melhorar a prestação dos atletas e para chegarmos aos Jogos Olímpicos com um bom resultado", referiu hoje Pedro Farromba, em declarações à Lusa.
Filipe Cabrita e André Gonçalves repetiram a participação no Mundial, que decorre até 07 de março, em esqui de fundo, enquanto José Cabeça e Angelika da Silva estrearam-se na competição, que este ano tem como palco Oberstdorf, na Alemanha.
Comentários