Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na passada terça-feira no jogo da liga norte-americana de beisebol entre os 'San Francisco Giants' e os 'Colorado Rockies' no Oracle Park, em São Francisco, Califórnia.
Na noite de homenagem a Portugal, o Presidente da República foi anunciado meia-hora antes do início da partida nos ecrãs gigantes do estádio; pouco depois, Marcelo vestiu a camisola dos Giants com o seu nome e o número 73 nas costas (idade do presidente) e desceu até ao relvado para fazer o lançamento inaugural da partida.
"Nem quero pensar na aventura que é atirar uma bola", disse Marcelo aos jornalistas antes de entrar em campo. O lançamento foi parar às mãos do japonês Taira Uematsu, um dos treinadores dos Giants.
Antes do início da partida, o chefe de estado português esteve à conversa com Brandon Crawford, jogador dos San Francisco Giants e de origem madeirense.
Veja aqui o presidente em ação
Marcelo estava extremamente satisfeito por ver a bandeira portuguesa "no estádio de um dos maiores clubes da América e que tem centenas de milhares de adeptos" e por ver "ranchos folclóricos portugueses a dançar e, sobretudo, líderes do clube que são portugueses".
Foi o oitavo ano em que o Oracle Park dedicou um jogo para homenagear a comunidade portuguesa, uma iniciativa que contou com a parceira de organizações portuguesas da Califórnia, o estado norte-americano com maior número de lusodescendentes (cerca de 300 mil de acordo com os últimos censos).
Comentários