Portugal brilhou hoje nos Jogos Europeus da Polónia com três finais conseguidas pela canoagem, o avanço para a prova das medalhas do dueto livre da natação artística e a seleção de andebol de praia nas meias-finais.

Sem surpresa, a canoagem assumiu papel de destaque, protagonizado sobretudo por João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros, a única tripulação a apurar-se diretamente para a regata das medalhas, vencendo a sua série, mesmo que no desempate por ‘photo finish’ ante uma dupla alemã, que ficou com o mesmo tempo.

Posteriormente, em meias-finais únicas, com mais três vagas cada para a final, o K4 500 de Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei venceu com autoridade, enquanto a C2 500 das jovens Inês Penetra e Beatriz Fernandes foi segunda.

Num campeonato da Europa inédito, sem as distâncias de 1.000 e 5.000 metros, dadas as reduzidas dimensões do lago nos arredores de Cracóvia, Pimenta, com duas medalhas olímpicas nos 1.000 metros, viu-se obrigado a “desenrascar”, em estreia absoluta, no K4 500, juntamente com Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos, que terminou no sétimo lugar, normal tendo em conta que esta formação teve apenas quatro treinos de conjunto antes de chegar a Cracóvia.

No andebol de praia, a fase de grupos serviu apenas de posicionamento para os desafios, decisivos, dos oitavos de final, sendo que a seleção masculina avançou para as meias-finais e a feminina não.

Depois de três derrotas, os pupilos de Paulo Félix defrontaram e bateram a Noruega, ganhadora do outro grupo, por 2-1, no desempate por ‘shoot out’ (8-4) e agora vão reencontrar a campeã Europeia Hungria, que os bateu na estreia da competição, por 2-0.

A formação feminina, que também foi quarta no recente europeu da Nazaré, também perdeu todos os jogos da ‘poule’, mas na fase a eliminar não foi capaz ante a Dinamarca, que se impôs por 2-0, pelo que o melhor que podem fazer é aspirar à quinta posição.

Num dos primeiros resultados do dia, Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves apuraram-se para a final de dueto livre na natação artística, disputada em Oswiecim, ao conseguirem o oitavo melhor registo na qualificação, alinhando este resultado ao nono lugar conseguido no Europeu de 2022, em Roma, procurando no sábado, na final, novo resultado de relevo, além de competirem também em dueto técnico.

No padel, a única vitória foi para os irmãos Miguel Deus e Nuno Deus, que avançaram para a segunda ronda da competição desta modalidade não olímpica, enquanto as duplas femininas Catarina Vilela e Kátia Rodrigues e Margarida Fernandes e Catarina Santos ficaram pelo caminho, deixando Portugal 'apenas' em masculinos e pares mistos.

O primeiro dia 'oficial' termina justamente com a cerimónia de abertura dos III Jogos Europeus, no Estádio Municipal Henryk Reyman, em Cracóvia.