A 11.ª e penúltima etapa do rali Dakar de todo-o-terreno ficou marcada por algo insólito: dois espanhóis desentenderam-se em plena prova, o copiloto foi Xavier Blanco deixou a viatura e aí ficou abandonado no meio do deserto. Teve de pedir socorro para ser resgatado enquanto o seu companheiro seguia viagem, sozinho, perdido no meio do deserto, violando as regras da prova.

Ao quilómetro 170, Xavier Blanco pediu para deixar o buggy ou SSV (Side by Side ou veículo ligeiro) por instantes. O seu colega, o piloto Ricardo Ramilo, que fazia a sua estreia no Dakar na equipa Buggy Másters Team-Rodamoto, arrancou sozinho, deixando Xavier Blanco no meio do deserto. O copiloto seria tarde recolhido por um membro da sua equipa.

Diz o jornal 'Marca' na sua edição online que a relação entre os dois pilotos já não era boa e ficou pior nos últimos dias. Esta quinta-feira, teve o desfecho que ninguém esperava.

"Dentro do carro a sua atitude não era a melhor, até chegar a uma situação limite. Disse-lhe para parar o carro, eu saí e foi aí que ele disse: 'Agora fica aí'. E seguiu viagem. Abandonou-me ali no meio do deserto. Não se deve classifica-lo como piloto, não é um piloto, é um personagem", acusou Xavi Blanco à 'Marca'.

"Quando vi que corria perigo de vida e o piloto  [Ricardo Ramilo] não queria saber, decidi sair do carro. Eu não queria voltar a entrar e ele respondeu: 'ok, então ficas aí, vai-te f...", explicou ainda Xavier Blanco ao site 'Motor.es '. Diz ainda o site que além da má relação entre ambos, Ramilo vinha estava a ter uma atitude temerária nas dunas, com uma condução por vezes perigosa.

Blanco ficou no meio da pista apenas com um telemóvel, um telefone satélite, mas sem carro. Ligou para a sua equipa para que fosse resgatado.

Eudald Noe, chefe de equipa da Buggy Masters Team, disse ao jornal 'Marca' que Xavier Blanco abandonou o veículo porque se sentia em perigo.

De acordo com a aplicação do Dakar2021, Ricardo Ramilo esteve horas no deserto, seguindo uma trajetória errática durante a noite, contrariando os regulamentos da prova que obrigam todos os veículos a terem dois ocupantes e ambos com licença de condução.

Piloto RicardoDakar2021: Ramilo andou às voltas no deserto
Piloto RicardoDakar2021: Ramilo andou às voltas no deserto Piloto RicardoDakar2021: Ramilo andou às voltas no deserto

No final da etapa, a equipa resolveu abandonar o Rali Dakar, a um dia do seu final, dado os graves problemas que tem sentido com o buggy: três furos e uma correia de transmissão partida.

"O Dakar venceu-nos, este rali mostrou-nos a sua cara mais dura e que a faz ser o rali mais complicado do Mundo", disse Ricardo Ramilo ao jornal 'La Voz de Galícia'.