O italiano Valentino Rossi (Yamaha) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália em motociclismo, beneficiando da queda e abandono do já campeão do mundo Marc Marquez a dez voltas do fim.
Rossi, que partiu da oitava posição da grelha da 16.ª prova do Mundial de MotoGP, conquistou a sua 82.ª vitória na principal categoria do motociclismo de velocidade (em 250 corridas) e 108.ª vitória em toda a carreira.
"Para ser sincero, havia muitas possibilidades de não conseguir voltar a vencer em Phillip Island", admitiu Valentino Rossi, cuja última vitória na Austrália remontava a 2005.
O seu companheiro de equipa na Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo, terminou em segundo e o britânico Bradley Smith (numa Yamaha sem ser da equipa oficial) em terceiro. Foi a primeira vez desde a corrida de Le Mans em 2008 que a Yamaha ocupou todas as posições do pódio de um Grande Prémio.
Sem qualquer pressão depois de ter assegurado o seu segundo título Mundial de MotoGP na anterior corrida, no Japão, o espanhol Marc Marquez saiu da "pole-position" e tentava igualar o recorde de 12 vitórias na principal categoria numa só época, que pertence ao australiano Michael Doohan, em 1997.
No entanto, a corrida do espanhol chegou ao fim abruptamente, quando o piloto perdeu o controlo da frente da mota ao sair da curva 9 (Lukey Heights). A liderar com quatro segundos de vantagem, Marquez caiu e abandonou.
"Liderei desde o início e quando o mais difícil estava feito [quando baixei o ritmo de volta] não estava a aquecer por igual o pneu e foi quando caí", explicou Marc Marquez.
Já antes, a 21 voltas do fim, Dani Pedrosa (Honda) tinha abandonado, após um toque com Andrea Iannone (Ducati). A colisão deixou logo o italiano fora de corrida e provocou danos suficientes na mota do espanhol para também forçar o seu abandono.
Assim, nas contas do campeonato, e a duas corridas do fim, Valentino Rossi segue em segundo com 255 pontos, mais oito do que Jorge Lorenzo e com Dani Pedrosa agora na quarta posição, com 230 pontos.
Em Moto2, o espanhol Maverick Viñales (Kalex) ganhou a corrioda, deixando o suíço Thomas Luthi (Suter) a 1,329 segundos e o compatriota Esteve Rabat (Kalex) a 1,509 segundos.
Na terceira categoria, onde corre o português Miguel Oliveira (Mahindra), o australiano Jack Miller (KTM) ganhou e reentrou na discussão pelo título mundial. Depois de ter sido ultrapassado na liderança do campeonato Moto3, o australiano está agora a 20 pontos do líder, o espanhol Alex Marquez (irmão de Marc Marquez), que ficou em segundo na prova de hoje, a apenas 29 milésimos do vencedor.
Logo a seguir ficou Alex Rins (Honda) - o terceiro no campeonato - a três milésimos de Marquez. Miguel Oliveira ficou em sétimo lugar, depois de ter partido da 15.ª posição da grelha.
O piloto português - que em 2015 vai correr pela equipa de Jack Miller - ocupa o 11.º lugar do campeonato, com 102 pontos.
A próxima corrida realiza-se a 26 de outubro, no circuito de Sepang, na Malásia.
Comentários