Cumpridas 32 das 46 provas dos nacionais juniores e seniores, no escalão absoluto o Sporting soma 19 pódios (11 de ouro, três de prata e cinco de bronze), seguido do Benfica com 20 (seis de ouro, 10 de prata e quatro de bronze).
O ouro foi conquistado pela holandesa Kira Toussaint, em 55,88 segundos, acompanhada no pódio pela britânica Medi Harris, com 56,81, e pela francesa Mary-Ambre Mouh, com 57,10.
A atleta de 20 anos tinha chegado às meias-finais com 59,20 segundos, o 13.º melhor registo das eliminatórias, mas, nas ‘meias’, baixou mais de um segundo a essa marca, 58,14, ganhando o direito a nadar a prova das medalhas, com o oitavo tempo.
Camila Rebelo bateu hoje, pela terceira vez em dois dias, o recorde nacional dos 200 metros costas, fixando-o em 2.04,39 minutos em Otopeni, Roménia, com o quinto lugar nos Europeus de piscina curta.
No próximo sábado propõem-se a mais uma aventura e ser a primeira a volta à Ilha de Porto Santo a nado, sem interrupções, um feito apenas conseguido em canoas.
Camila Rebelo vai tentar repetir a proeza nas meias-finais dos 50 metros costas, que se realizam na tarde de hoje e nas quais não estarão presentes Mariana Cunha e Ana Guedes.
Na quinta-feira, Portugal vai contar com Camila Rebelo, Ana Guedes e Mariana Cunha nas eliminatórias dos 50 metros costas, João Gosta e Gabriel Lopes nos 100 costas e Francisca Martins nos 100 metros livres.
Diogo Ribeiro ficou a apenas um lugar do objetivo, ao registar o nono melhor registo – foi 13.º entre os 33 atletas que se apresentaram nas eliminatórias.
Carlos Pedrosa participou em cinco competições da categoria de Masters A em piscina curta e conquistou duas medalhas de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze e registou dois recordes nacionais no campeonato europeu.
Logo pela manhã, Vicente Pereira melhorou o recorde do mundo dos 100 mariposa, que já lhe pertencia, nadando a distância em 1.13,07 minutos, 50 centésimos mais rápido do que a marca anterior.
World Para Swimming refere que a competição, que terá o formato Open, vai decorrer entre 21 e 27 de abril, no Complexo de Piscinas Olímpicas da Penteada, no Funchal.
O nadador João Costa foi hoje o melhor português na Taça do Mundo de Budapeste, ao terminar com o 12.º tempo entre os 50 inscritos, as eliminatórias dos 50 metros costas.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.