A nível individual, o francês Léon Marchand, de 21 anos, foi a grande ‘estrela’ com três medalhas de ouro e um novo recorde mundial nos 400 metros estilos, o único que restava ao lendário norte-americano Michael Phelps.
Quarteto composto por João Costa, Gabriel Lopes, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento nadou em 03.35,63 minutos, sendo 16.º classificado nas eliminatórias.
O quarteto composto por Jack Cartwright, Kyle Chalmers, Mollie O'Callaghan e Shayna Jack retirou 55 centésimas à melhor marca mundial que já pertencia aos australianos.
Entre os nadadores portugueses que vão competir em Manchester, estão os paralímpicos Diogo Cancela, Marco Meneses e Susana Veiga, que em junho do ano passado conseguiram medalhas nos Mundiais.
Diogo Ribeiro garantiu presença nas meias-finais dos 100 metros mariposa e dos 50 metros livres, enquanto Camila Rebelo conseguiu um lugar nas ‘meias’ dos 200 costas.
Uma das mais melhores nadadoras portuguesas antecipou os próximos Jogos Mundiais Universitários que se realizam em Chengdu, na China, entre os dias 28 de julho e 8 de agosto.
A equipa australiana, composta por Mollie O'Callaghan, Shayna Jack, Brianna Throssell e Arianne Titmus, melhorou substancialmente o anterior máximo, que tinha estabelecido há um ano.
Com mais de 100 títulos nacionais em diferentes escalões e vários recordes nacionais, Ana Pinho Rodrigues, de 29 anos, foi 35.ª em Londres2012, nos 100 bruços.
A fundista luso-ucraniana que se encontra a representar Portugal nos Mundiais de Natação falou ao SAPO Desporto e reagiu à medalha de prata de Diogo Ribeiro nos 50 metros mariposa.
A nova recordista mundial, Mollie O'Callaghan, conquista a sua segunda medalha de ouro em Fukuoka, após a vitória australiana na estafeta dos 4x100 metros livres.
O português venceu a prova e estabeleceu um novo recorde nacional para o escalão de juvenis, com 2.15,98 minutos, à frente do britânico Filip Nowacki, segundo com 2.16,05, e do romeno Darius Coman, terceiro com 2.17,01.
Jovem nadador conquistou a primeira medalha de sempre para Portugal em Mundiais, símbolo de um “trabalho sistemático” na modalidade, de acordo com António José Silva.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.