A alerta verde ditou. O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, etapa do campeonato de Ondas Gigantes da Liga Mundial de Surf (World Surf League), acontece esta terça-feira, dia 18, na Praia do Norte, na Nazaré. A chamada será dada às 9h30 da manhã.

É a única etapa de ondas gigantes para a temporada 2025. O Havai ficou de fora do calendário depois de, nas últimas duas edições, não ter acolhido o evento por falta de ondas exigidas para acolher o campeonato (acima de 25 pés).

No tradicional jogo de semáforos, após a sinalização a amarelo no passado sábado (72 horas antes da previsão de realização da prova), foi dada luz verde para o evento especial, por equipas e de um dia só.

Aviso feito 24 horas antes, os 18 dos melhores surfistas de ondas grandes, divididos por nove equipas, colocam-se a postos para se atirarem às famosas ondulação produzidas pelo Canhão da Nazaré. A previsão de sweel noroeste aponta para uma ondas de 25 pés.

Entre a legião de sete brasileiros, três franceses, três havaianos, dois ingleses e um chileno, perfilham-se dois portugueses: Nicolau Van Ruup, um veterano nestes eventos e António Laureano, jovem surfista local que procura, à terceira vez, cavalgar de pé na prancha a poderosa massa de água, após os azares passados o terem colocado a seco.

Em 2022, Laureano ficou em terra devido à lesão da parceira de equipa, Justine Dupont, big rider francesa que tinha sido mãe pouco tempo antes.

Na edição 2023-2024, uma lesão no treino de véspera colocou-o fora da prancha. Viria, contudo, sentado na mota de água, a puxar a brasileira Maya Gabeira para o seu segundo triunfo na Nazaré, igualando Justine Dupont.

Sorte madrasta à parte, o surfista que nasceu nas ondas que olham Farol plantado o no Forte São Miguel de Arcanjo, aguarda agora a tão aguardada estreia no Circuito Mundial de Ondas Grandes.

Ausências: Maya Gabeira

Maya Gabeira, surfista nascida no Rio de Janeiro, Brasil, a 10 de abril de 1987 (37 anos) é uma das grandes ausências na Nazaré, evento de onde saiu duas vezes vitoriosa.

A detentora do recorde mundial feminino da maior onda surfada (22,4 metros, em fevereiro de 2020), feito atingido na praia do Norte, na Nazaré, em Portugaltugal, anunciou no mês passado a retirada do circuito profissional.

A saída de cena de Maya Gabeira e entrada da inglesa Laura Crane, estreante, para fazer dupla com “Tony” Laureano, provocou o desagrado na única surfista Portugaltuguesa de Ondas Grandes em atividade, Joana Andrade.

Quem também está de fora do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge é Sebastian Steudtner, surfista alemão que bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros.

“Chumbo”, o Rei da Nazaré

Entre os big riders presente no evento da Liga Mundial de Surf (WSL), destaque para a dupla brasileira campeã, Lucas “Chumbo” Chianca e Pedro “Scooby”.

Rei da Nazaré, “Chumbo”, totalista (e vencedor) em quatro edições do Nazaré Big Wave Challenge, apresenta-se como campeão individual em título. Ao lado de Kai Lenny, por duas vezes, e do português Nicolau Von Rupp, triunfou igualmente Portugal equipas. Para além dos triunfos em quatro edições de tow-in, alcançou outro, na remada.

Rodrigo Koxa (Brasil) Kai Lenny (Havai), Andrew Cotton (Grã-Bretanha) e Garrett McNamara (Havai), estes últimos em equipa, são outras das estrelas alinhadas para aguentarem o peso da descida das ondas de três andares produzidas pelo Canhão da Nazaré.

A competição está divida em três grupos. Cada qual participa em dois heats de 40 minutos. Um surfista cavalga as ondas, o outro puxa. Trocam de papéis na bateria seguinte. Serão atribuídos os prémios de melhor performance masculina, melhor performance feminina e melhor performance por equipas.

EQUIPAS

TUDOR Nazaré Big Wave Challenge 
1: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) e Pedro ‘Scooby’ Vianna (BRA)
2: Nic von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA)
3: Rodrigo Koxa (BRA) e Vitor Faria (BRA)
4: Rafael Tapia (CHL) e Pierre Rollet (FRA)
5: Andrew Cotton (GBR) e Garrett McNamara (HAV)
6: Kai Lenny (HAV) e Ian Walsh (HAV)
7: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
8: Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (BRA)
9: Laura Crane (GBR) e Antonio Laureano (POR)