Estalou a polémica em Espanha, isto depois das declarações de Rafa Nadal na entrevista ao programa 'El objetivo' da jornalista Ana Pastor. O tenista abordou o tema da igualdade e do feminismo no desporto, mas nem todos gostaram das respostas.

Questionado sobre a ideia de feminismo, o jogador espanhol explicou que na sua ótica as mulheres devem ter as mesmas oportunidades que os homens, contudo considera que não devem ganhar o mesmo e explica o porquê: "Não. Para quê?", questionou. Se me disseres que a Serena por exemplo gera mais dinheiro do que o Rafa Nadal, então deve ganhar mais", prosseguiu.

"Nota-se que ficas um pouco incomodado quando falas de feminismo", atirou a jornalista. A que Nadal respondeu: "Nada disso, não sou é hipócrita para dizer as coisas que são fáceis e de dizer e em que não acredito."

"O que é injusto é a falta de igualdade de oportunidades. Se me dizes que ser feminista é opinar que um homem e uma mulher merecem as mesmas oportunidades, então podes dizer que sou feminista. Mas essa palavra leva-nos ao extremo. Se estamos a falar de coisas normais e razoáveis, claro que quero igualdade", atirou, antes de rematar: "A igualdade não é oferecer, a igualdade é (se por exemplo) a Serena Williams gerar mais receita que eu, quero que a Serena ganhe mais do que eu", atirou.

Oiça as palavras de Rafa Nadal

Ora, estas declarações geraram as opiniões mais diversificadas, sendo que alguns apelidaram Rafa Nadal de machista. Não foi o caso de Luís Figo. O antigo internacional português, que até reside em Espanha, saiu em defesa do tenista e 'atacou' a jornalista Ángeles Caballero que foi uma principais críticas do tenista espanhol. "Acho que o que mais te incomoda é que ele é livre, rico e um dos melhores atletas de todos os tempos e não precisa de dinheiro para viver. Outra que se esconde por trás do falso progressismo…", escreveu no Twitter.