A romena Simona Halep tem a liderança do ‘ranking’ mundial de ténis em perigo, depois de hoje ter sido eliminada do Masters feminino, ao perder com a ucraniana Elina Svitolina na última jornada do Grupo Vermelho.
Quando entrou no ‘court’ em Singapura, Halep sabia que, devido à vitória da francesa Caroline Garcia sobre a dinamarquesa Caroline Wozniacki, estava obrigada a ganhar à quarta tenista mundial para se qualificar para as meias-finais. No entanto, a romena voltou a fracassar num momento decisivo, perdendo com Svitolina, por 6-3 e 6-4, em uma hora e 13 minutos.
Na última jornada da fase de grupos do Masters, as contas do Grupo Vermelho eram fáceis de fazer: com Wozniacki já apurada para as ‘meias’, a número um mundial dependia apenas de si própria para seguir em frente, enquanto Garcia tinha de ganhar e esperar que a líder do ‘ranking’ perdesse.
A francesa entrou primeiro em ação e esteve com um pé fora da competição que reúne as oito melhores tenistas, ao perder o primeiro ‘set’ diante de Wozniacki (6.ª), por 6-0.
Mas a jovem francesa, oitava da hierarquia, reagiu com garra, conquistando os dois parciais seguintes por 6-3 e 7-5 para se impor à dinamarquesa, em duas horas e 21 minutos.
Cumprida a sua missão, Garcia teve de esperar pelo desfecho do embate entre Halep, conhecida por fraquejar quando vencer é uma ‘obrigação’ – viu o número um do ‘ranking’ escapar-lhe várias vezes, por não ser capaz de ganhar quando obrigada a isso – e Svitolina, que já estava eliminada.
Com a derrota da romena, foi a francesa a rumar às meias-finais, onde irá defrontar a norte-americana Venus Williams (5.ª). Já Wozniacki irá lutar por um lugar na final com a checa Karolina Pliskova (3.ª), a única das jogadoras ainda em prova que pode roubar o número um mundial a Halep, caso ganhe o torneio.
Comentários