A espanhola Carla Suarez Navarro colocou-se hoje a duas vitórias de "exorcizar o fantasma” do Portugal Open em ténis, prova da qual saiu derrotada nas finais das duas últimas edições.
No Complexo do Jamor, em Oeiras, a número 15 do “ranking” mundial qualificou-se sem dificuldades para as meias-finais depois de bater a eslovena Polona Hercog, 64.ª da classificação do WTA, em dois “sets”, pelos parciais de 6-1 e 6-3, em 1:14 horas.
Nas meias-finais de sexta-feira, a espanhola cruza-se com uma das maiores surpresas do quadro feminino, a romena Irina-Camelia Begu, número 117 do mundo e proveniente do torneio de qualificação.
Um dia depois de deixar pelo caminho a campeã de 2012, a estoniana Kaia Kanepi (que viria a derrotar Navarro na final desse ano), Begu afastou outra “qualifier”, a suíça Timea Bacsinszky, 165.ª do WTA Tour, por 6-3 e 7-6 (8-6).
O histórico dos frente-a-frente entre espanhola e romena regista um empate. Begu venceu em 2011 nas meias-finais do torneio de Bucareste, enquanto Navarro ganhou, um ano depois, na ronda inaugural do Open da Austrália, primeiro Grand Slam da época.
A outra meia-final será disputada entre as russas Svetlana Kuznetova e Elena Vesnina, sétima e oitava cabeças de série.
Kuznetsova, 29.ª do “ranking” mundial, bateu a canadiana Eugenie Bouchard, segunda pré-designada e 18.ª do WTA, no encontro que abriu o programa do quarto dia no Court Central, superiorizando-se por 6-4 e 6-1.
Vesnina, 33.ª da hierarquia, selou o apuramento para as meias-finais com um triunfo em três “sets” sobre a italiana Roberta Vinci, quarta favorita e 20.ª do Mundo, por 7-6 (7-5), 4-6 e 7-5, após longas 2:38 horas.
Kuznetsova, que tem no currículo dois torneios do Grand Slam (Open dos Estados Unidos de 2004 e Roland Garros de 2009), passa pela terceira vez pelo Jamor. Em 2013, chegou aos quartos de final, tal como Vesnina, presente pela quarta vez no Jamor.
As duas russas defrontaram-se apenas uma vez no circuito, na edição de 2009 do torneio do Dubai. Nessa ocasião, ganhou Vesnina, num embate referente à primeira ronda.
Comentários