A seleção portuguesa feminina de ténis vai defrontar a Noruega e a Bulgária na luta pela permanência no Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, depois da derrota desta quarta-feira com os Países Baixos.

Portugal já tinha perdido perante Letónia e Turquia e esta quarta-feira, no centralito do Complexo de Ténis do Jamor, não resistiu à superioridade da equipa neerlandesa, apurada para o play-off da Billie Jean King Cup e que venceu o confronto direto, por 3-0.

A tenista portuguesa Maria Garcia (1.343.ª WTA) estreou-se nos singulares com um desaire frente a Eva Vedder (413.ª WTA), pelos parciais de 6-2 e 6-3, enquanto Matilde Jorge (551.ª) foi batida por Anouk Koevermans (385.ª WTA) em três ‘sets’, por 6-2, 1-6 e 6-1.

O terceiro ponto dos Países Baixos foi conquistado pela dupla Vedder e Koevermans diante de Ana Filipa Santos e Francisca Jorge, ao fim de uma hora e 10 minutos de um encontro decidido pelos parciais de 6-1, 1-6 e 10-7.

Consumado o quarto e último lugar na 'Pool' B, a formação portuguesa, capitaneada por Neuza Silva, vai agora defrontar as últimas classificadas dos grupos A e C, Bulgária e Noruega, respetivamente, na luta pela manutenção no Grupo I da Billie Jean King Cup, cabendo às duas seleções derrotadas a despromoção ao Grupo II.

Enquanto os Países Baixos, a Sérvia e a Áustria asseguraram o acesso ao play-off de apuramento da Billie Jean King Cup, a seleção portuguesa vai jogar na quinta-feira contra a Noruega, antes de medir forças no sábado com a Bulgária.