A seleção feminina de ténis de Portugal venceu hoje Israel (2-1) e recuperou as esperanças de manutenção no Grupo I da Zona Europa/África da Fed Cup, cujo torneio decorre até sábado em Eilat, no extremo sul de Israel.
A equipa portuguesa, que perdeu com a Grã-Bretanha (3-0) na quarta-feira, fechou a segunda jornada com um triunfo em um dos dois encontros de singulares e no embate em pares.
No primeiro confronto individual, Maria João Koehler cedeu frente a Julia Glusko, pelos parciais de 6-2 e 6-4.
Michelle Larcher de Brito restabeleceu a igualdade no segundo singular, impondo a Sharar Peer, atual 37.ª no “ranking” WTA e ex-“top-15” mundial, os parciais de 6-1 e 6-2, em apenas 50 minutos.
No terceiro e decisivo encontro, a dupla Michelle Larcher de Brito/Maria João Koehler fechou o encontro com 6-2, 4-6 e 6-4 sobre Shahar Peer/Julia Glushko.
No jogo de serviço de Portugal, com 5-3 a favor de Larcher de Brito e de Koehler, o par luso permitiu o “break”, com as israelitas a reduzirem para 5-4.
O último jogo foi favorável a Michelle Larcher de Brito e Koehler, que criaram dois pontos de encontro, acabando por concretizar o segundo “match point”.
Na sexta-feira, Portugal defronta a Holanda, na última jornada da “poule” C.
A classificação do grupo é liderada pela Grã-Bretanha (venceu hoje a Holanda, por 2-1), com dois triunfos.
Nas posições imediatas, Portugal e Israel (triunfou sobre a Holanda, na quarta-feira) têm uma vitória e uma derrota, enquanto a seleção holandesa contabiliza dois desaires e é a última classificada.
Apenas a nação vencedora da “poule” C garante a presença, no sábado, no “play-off” de acesso à fase final de apuramento para o Grupo Mundial II, em abril.
A equipa que ficar em último na “poule” C vai disputar o “play-off” de despromoção, juntamente com as três últimas classificadas nas “poules” A, B e D. As duas equipas que perderem jogarão o Grupo II da zona euro-africana da Fed Cupp em 2013.
Comentários