O tenista suíço Stanislas Wawrinka sobreviveu hoje a uma 'batalha' de cinco 'sets' com o checo Lulas Rosol para evitar tornar-se o primeiro detentor do título eliminado na ronda inaugural do torneio de Roland Garros, em Paris.
Terceiro cabeça de série no segundo torneio do 'Grand Slam' do ano, o número quatro do 'ranking' mundial precisou de três horas e 11 minutos para se desembaraçar do 59.º na hierarquia, impondo-se com os parciais de 4-6, 6-1, 3-6, 6-3 e 6-4.
A situação foi crítica para Wawrinka, quando Rosol vencia por 2-1 e dispôs de pontos de 'break' durante o quarto 'set', mas a quebra física do checo acabou por ser determinante e o suíço retomou o controlo do encontro.
"Foi muito duro. As condições estavam lentas e pesadas. Não joguei o meu melhor ténis. Fiz muitas faltas e ele aproveitou a oportunidade sem fazer muitos erros, até ao momento em que começou a ficar cansado, nos dois últimos 'sets'. Eu sabia que não ia quebrar fisicamente e, a partir daí, ele deu-me um pouco mais de tempo para que eu pudesse começar a variar", afirmou o helvético.
O britânico Andy Murray também foi surpreendido por Radek Stepanek. O checo venceu as duas primeiras partidas por 6-3, mas o número dois mundial respondeu na seguinte, ganhando por 6-0 em apenas 18 minutos, e estava a dominar o quarto 'set', por 4-2, quando a falta de luz natural adiou a conclusão do encontro para terça-feira.
Enquanto Stepanek, de 37 anos, procura tornar-se o mais velho jogador a ganhar um encontro de singulares em Roland Garros desde que Jimmy Connors venceu com 38, em 1991, Murray vai tentar evitar a sua primeira eliminação na ronda inicial desde a sua estreia em Paris em 2006.
Essa sorte não teve o croata Marin Cilic, 10.º favorito e vencedor do US Open em 2014, que foi afastado pelo argentino Marco Trungelliti, oriundo da fase de qualificação, perdendo por 7-6 (7-4), 3-6, 6-4 e 6-2.
Entre os mais cotados, foi fácil o triunfo do japonês Kei Nishikori, quinto cabeça de série, que bateu o italiano Simoone Bolelli, por 6-1, 7-5 e 6-3, enquanto o canadiano Milos Raonic, oitavo pré-designado, também cumpriu e derrotou o sérvio Janko Tipsarevic, por 6-3, 6-2 e 7-6 (7-5).
Terça-feira, entram em ação dos líderes dos 'rankings' mundiais, o sérvio Novak Djokovic, frente a Lu Yen-Hsun, de Taiwan, e a norte-americana Serena Williams, frente à eslovaca Magdalena Rybarikova.
O espanhol Rafael Nadal, quinto mundial e detentor de um recorde de nove vitórias em Roland Garros, estreia-se frente ao australiano Sam Groth.
No setor feminino, destaque para o afastamento da italiana Roberta Vinci, sétima favorita, que sofreu a sua terceira derrota de entrada em Paris, ao perder com Kateryna Bondarenko por 6-1 e 6-3, enquanto a sua compatriota Sara Errani, finalista em 2012, foi batida por Tsvetana Pironkova, por 6-3 e 6-2.
A espanhola Garbine Muguruza, quarta cabeça de sére, teve dificuldades mas venceu a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, por 3-6, 6-3 e 6-3.
A polaca Agnieszka Radwanska, segunda jogadora do quadro, e a romena Simona Halep, sexta foram mais contundentes. A primeira impôs-se à sérvia Bojana Jovanovski, por 6-0 e 6-2, e a outra despachou Nao Hibino em 43 minutos, com os parciais de 6-2 e 6-0.
Comentários