Graças ao triunfo, ao fim de uma hora e 12 minutos, Francisca e Matilde Jorge somaram hoje nos ‘courts’ de terra batida do Jamor o 15.º título da carreira a jogar lado a lado.
Apesar da derrota nas meias-finais, o lisboeta chegou a pensar na vitória, quando comandava o encontro por 7-5 e 4-1, que lhe garantiria a estreia no ‘qualifying’ de Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam da temporada.
Na sua carreira, a espanhola alcançou o topo da hierarquia em setembro de 2017 e conquistou 10 títulos, com destaque para os dois do Grand Slam, em Roland Garros (2016) e Wimbledon (2017), e para o triunfo nas WTA Finals (2021).
Na final do Oeiras Ladies Open, a dupla portuguesa terá pela frente a britânica Harriet Dart e a francesa Kristina Mladenovic, detentora de nove títulos do Grand Slam na variante de pares.
Parceiras, rivais e com a mesma ambição. O SAPO Desporto foi conhecer Francisca e Matilde Jorge, as duas atuais maiores referências do ténis feminino em Portugal.
O italiano Fabio Fognigni, primeiro cabeça de série do Oeiras Open 125, também foi afastado na segunda ronda pelo compatriota Stefano Napolitano (125.º).
A estrear-se em torneios do circuito WTA, a vimaranense variou muito as jogadas, serviu bem e assumiu o comando dos pontos, sobretudo no primeiro ‘set’, em que bastou um ‘break’ para passar para a frente do marcador.
Enquanto a mais velha das irmãs Jorge precisou de duas horas e nove minutos para encerrar o desafio, Matilde Jorge, de 20 anos, alcançou o triunfo mais importante da carreira, ao afastar a britânica Harriet Dart, 88 do mundo, em apenas dois ‘sets’, por 6-3 e 6-1.
Gastão Elias vai tentar seguir as pisadas do compatriota na quinta-feira quando enfrentar o ‘qualifier’ italiano Samuel Vincent Ruggeri (272.º) por uma vaga de acesso ao top 8 do Oeiras Open 125.
Depois de derrotar Stan Wawrinka no quadro de singulares, o tenista português segue agora igualmente em frenre em pares, ao lado do norte-americano Reese Stalder.
Harriet Dart vai defrontar agora a vimaranense Matilde Jorge, que assinou na segunda-feira o primeiro triunfo de uma portuguesa num torneio do circuito principal feminino desde Michele Larcher de Brito.
Elias assegurou a passagem à segunda ronda com mais um triunfo na terra batida do centralito, onde venceu os últimos três challengers realizados no Complexo de Ténis do Jamor, entre 2021 e 2022.
Nadal não disputava um encontro oficial desde o torneio de Brisbane, no início de janeiro, quando regressou ao circuito após um ano de ausência devido a lesão.
Borges vai defrontar nos ‘oitavos’ o francês Corentin Moutet, 92.º do mundo, que afastou o canadiano Denis Shapovalov, 121.º, por 6-4 e 6-2, naquele que será o primeiro encontro entre ambos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.