A seleção portuguesa de voleibol perdeu hoje com a Coreia do Sul por 3-1, no segundo encontro da sexta e última jornada do Grupo E da Liga Mundial, disputado na Póvoa de Varzim.

Portugal, que entrou para esta partida a saber de antemão que já não conseguiria qualificar-se para a "final four", uma vez que a líder do grupo, a Holanda, tinha vencido a República Checa por 3-0, quis deixar uma boa imagem nesta despedida da 11.ª participação na prova, mas revelou-se ansioso, perdendo pelos parciais de 25-23, 25-23, 18-25 e 25-21.

Se sábado, no primeiro encontro desta jornada, os portugueses, pela força no bloco e na receção, tinham vencido (por 3-0) uma Coreia do Sul frágil no serviço, hoje, os coreanos souberam aproveitar a falta de disciplina e de discernimento dos lusos, que, apesar de tudo, chegaram a ameaçar "virar" o jogo, ao levarem a disputa para o quarto "set".

Após tempos técnicos "repartidos" de 8-6, para a Coreia, e 16-13, para Portugal, os coreanos venceram o primeiro parcial por 25-23.

Seguiu-se um "set" em que Portugal entrou melhor e convicto - fez cinco pontos seguidos logo no arranque -, alcançou dois tempos técnicos favoráveis (8-3 e 16-10), mas deixou que a Coreia desse a volta ao parcial ao ponto 17, para culminar num 25-23, muito graças a Park Chul-Woo, melhor pontuador coreano com 16 pontos.

No terceiro "set", Portugal mostrou, finalmente, as suas qualidades e a experiência de João José, que, aliás, foi o melhor pontuador com 17 pontos, em muito contribuiu, assim como a determinação de Marco Ferreira a fechar as jogadas e os bons serviços de Alexandre Ferreira. Portugal conseguiu 8-6 e 16-13 nos tempos técnicos e terminou com uma diferença moralizadora de sete pontos: 25-18.

O quarto "set" foi praticamente disputado ponto a ponto e a vantagem podia pender para qualquer um dos lados - tempos técnicos de 8-6 para a Coreia e 16-15 para Portugal -, tendo terminado com a vitória dos asiáticos por 25-21, que nem os bons blocos de Marcel Gil conseguiram evitar.

Portugal termina a sua participação na Liga Mundial em segundo lugar, a cinco pontos do primeiro, e com o mesmo número de vitórias e derrotas: seis.

Jogo no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Portugal - Coreia do Sul, 1-3.

Parciais: 23-25 (27 minutos), 23-25 (30), 25-18 (25) e 21-25 (29).

Sob a arbitragem do sérvio Ivan Lazarevic e do peruano Walter Vera, as equipas alinharam:

- Portugal: Marcel Gil, Alexandre Ferreira, Tiago Violas, João Oliveira, João José e Valdir Sequeira - "seis" inicial. Jogaram ainda, Ivo Casas (líbero), Idner Martins, Marco Ferreira, Miguel Rodrigues e Manuel Silva.

Selecionador: Hugo Silva.

- Coreia do Sul: Han Sun-Soo, Kwak Seung-Suk, Choi Min-Ho, Jeon Kwang-In, Park Chul-Woo e Shin Yung-Suk - "seis" inicial. Jogaram ainda, Bu Yong-Chan, Jeong Minsu (líberos), Song Myung-Geun, Lee Min.Gyu, Park Sang-Há e Seo Jae-Duck.

Selecionador: Kiwon Park.

Assistência: 1.815 espetadores.