O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) cimentou hoje a vantagem no Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo (WRC), após a disputa da segunda de três etapas.

Ogier, que começou o dia na liderança, concluiu o dia com o tempo de 2:42.48,2 horas, deixando na segunda posição o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), a 20,3 segundos, e o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) em terceiro, a 24,6.

“É sempre melhor ter este tipo de vantagem, mas ainda há muitas especiais difíceis pela frente”, sublinhou o piloto de Gap.

O dia ficou marcado pelo duelo intenso pelo segundo lugar do pódio, com Adrien Fourmaux a ultrapassar Elfyn Evans por duas vezes. Mas o forcing final do piloto britânico permitiu-lhe reconquistar a posição na sexta e última especial do dia.

Logo atrás terminou o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), a 27,1 segundos de Ogier, com uma prestação que lhe permitiu conquistar o lugar ao finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que desceu ao quinto lugar.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão mundial em título, subiu um lugar e é, agora, oitavo, a 5.17,5 minutos do comandante, depois de dois piões sofridos na sexta-feira.

O dia acabou por ser agridoce para o luxemburguês Gregoire Munster (Ford Puma), que conseguiu a sua primeira vitória em especiais no Mundial de Ralis no primeiro troço de hoje, para desistir mais tarde, no último setor de ligação, com problemas mecânicos.

No domingo, disputam-se os últimos três troços, com 50,90 quilómetros cronometrados, que podem coroar Ogier como vencedor pela inédita 10.ª vez no Principado.