Piloto francês despistou-se na primeira passagem por Cabeceiras de Basto, a segunda das sete especiais previstas para sábado, depois de já se ter atrasado 17 minutos a entrar para a especial.
Os franceses Sébastien Loeb (Ford Puma) e Sébastien Ogier (Toyota Yaris) devem regressar esta manhã à prova depois de na sexta-feira terem desistido durante a tarde.
O piloto da Hyundai aproveitou os dois furos sofridos por Armindo Araújo (Skoda Fábia) para assumir a liderança a partir da segunda passagem por Góis e a desistência de Bruno Magalhães (Hyundai i20) que já tinha furado de manhã.
Houve enchente de público nas emblemáticas especiais de terra da região Centro e na sempre espetacular Super Especial de Lousada, muito pó e desistências inesperadas.
Carlos Barbosa acentuou que “o rali de Portugal é feito para os autarcas, para as populações e, sobretudo, para as zonas do interior, que muitas vezes não são bafejadas com eventos como este”.
O dispositivo, planeado e articulado meses antes do arranque da corrida, é colocado em prática pela Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as forças de segurança da GNR e PSP.
Segundo o autarca, a tutela é beneficiária deste tipo de eventos, através dos impostos, “multiplicados várias vezes”, de acordo com estudos académicos.
Piloto francês já não tinha mais pneus suplentes para trocar e foi forçado a desistir, perdendo a possibilidade de bater o recorde de vitórias na prova portuguesa.
O piloto francês, que comandava com meio segundo de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), foi forçado a desistir depois de ter danificado a suspensão traseira direita do seu Ford Puma.
Piloto francês terminou a primeira secção com o tempo de 36.51,1 minutos, tendo meio segundo de vantagem sobre o segundo classificado, o britânico Elfyn Evans, e 3,3 segundos sobre o terceiro, o belga Thierry Neuville.
A partir das 05h30, em Vilarinho e Fiscal, nos arredores daquela vila do distrito de Coimbra, já era visível a circulação de pessoas em direção à Serra da Lousã para ver atuar os melhores pilotos mundiais.
O Circuito Internacional de Vila Real, que tem como prova principal a corrida do WTCR, regressa à cidade transmontana entre 01 e 03 de julho, após a interrupção de dois anos provocada pela pandemia de covid-19.
O piloto britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) foi hoje o mais rápido no 'shakedown' (aquecimento) da 55.ª edição do Rali de Portugal, quarta prova do Campeonato do Mundo.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão desde as 00:00 em greve ao trabalho de prevenção para o Rali de Portugal, que arranca hoje, reivindicando, entre outras matérias, a revisão da carreira especial.
A 55.ª edição do Rali de Portugal, quarta prova do Campeonato do Mundo, arranca hoje com a disputa da superespecial de Coimbra, a partir das 19:03 horas.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.