Artur Jorge, treinador do SC Braga, será homenageado, esta quinta-feira, no Município de Braga, depois da conquista do Brasileirão e da Copa Libertadores ao serviço do Flamengo.
"Falamos no que foi a conquista no Brasil e América do Sul. Fizemos um trabalho que foi um trabalho que num curto espaço de tempo que teve um valor acrescido, face à dificuldade, face à competitividade existente no Campeonato e Copa Libertadores. Foi o contexto de oportunidade, Taça da Liga (no SC Braga), juntando a Copa Libertadores e o campeonato, foi um ano extraordinária", começou por dizer aos jornalistas.
"Dizer também que esta reconhecimento por parte da FPF me deixa orgulho por que é também uma casa que também é nossa, e onde tive oportunidade de competir até aos escalões sub-21. Toda a minha formação enquanto técnico foi também administrada pela federação. Dizer que é muito gratificante. Para além do reconhecimento da cidade e da entidade FPF, não podia estar mais feliz, fechando um ano de 2024 que foi histórico", prosseguiu.
Apesar de ter contrato com o Botafogo, Artur Jorge não tem ainda o futuro definido. "Vamos continuar a estar inseridos num projeto vencedor. Tenho contrato até dezembro de 2025, mas o mercado ditará se assim será ou não."
Regresso a Portugal?: "Regressar a Portugal não é a minha intenção neste momento. Há de facto outras possbilidades que podem fazer sentido."
Ainda pode vencer prémio de melhor treinador da América: "Ganhou o premio de melhor treinador do Brasileirão, tenho outros treinadores em competição, mas foi o mais importante que conseguimos levar para lá coletivamente, e o que conseguimos, ganhámos 30 anos um título [de campeão brasileiro] com o Botafogo.
Sobre as mudanças: "As mudanças fazem parte do ciclo. É isso que acontece cá e em todo o lado. Tivemos seis treinadores portugueses, terminámos dois. Acompanho o que consigo, mas o campeonato português é a minha casa."
O treinador Artur Jorge, campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores, vai ser homenageado Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com o troféu Quinas de Ouro, e pela Câmara Municipal de Braga, anunciou hoje o organismo federativo.
De acordo com a FPF, o técnico, que completa 53 anos no dia 01 de janeiro, será distinguido numa cerimónia agendada para quinta-feira, às 11:00, nos Paços de Concelho, em Braga, na qual marcarão presença o presidente do município e o líder da organismo, Ricardo Rio e Fernando Gomes, respetivamente.
Natural de Braga, jogador dos ‘arsenalistas’ durante praticamente toda a carreira e com passagem como treinador por quase todas as suas equipas desde a formação, Artur Jorge deixou o comando técnico do Sporting de Braga em abril passado para ir treinar clube do Rio de Janeiro.
Em oito meses, Artur Jorge levou o Botafogo à conquista do campeonato brasileiro, e de uma inédita Taça Libertadores, ao vencer na final o Atlético Mineiro, em Buenos Aires.
Em 17 de dezembro, o técnico foi condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Comentários