Dani Alves foi absolvido do crime de agressão sexual pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha e ainda poderá vir a receber uma indemnização. O antigo jogador brasileiro tinha sido condenado a uma pena de prisão de quatro anos e meio relativamente a uma alegada violação a uma jovem de 23 anos, numa discoteca em Barcelona.

O jornal 'As' adianta que o brasileiro pode recorrer ao artigo 294 da lei do poder judicial espanhol para pedir uma indemnização. Em causa está o período de tempo em que Dani Alves esteve preso preventivamente e, mais tarde, foi absolvido por "inexistência do facto imputado e por esse motivo ter causado dano".

A mesma publicação indica que o valor a que poderá ter direito irá ser calculado com base na "duração da provação de liberdade e das consequências pessoais e familiares ocorridas".

O tempo em que Dani Alves esteve preso foi de 14 meses, tendo em conta que foi mais tarde libertado por ter sido paga uma fiança de um milhão de euros.

O montante fixo é de 30 euros, o que significa que se for multiplicado pelos 437 dias em que esteve privado da liberdade resulta num quantia superior a 11 mil euros.

Contudo, a sentença ainda não é definitiva e pode sofrer alterações, tal como indicou a advogada do ex-jogador.

"Por agora, sabemos que a sentença não é definitiva. Tenho de ler a sentença, mas estamos muito felizes. Confiei no tribunal. Não posso dizer mais nada", disse Inés Guardiola, citada pelo 'AS'.