Já alguma vez leu uma notícia sobre um jogador de futebol profissional que não consegue recuperar de uma lesão por não ter dinheiro para a operação? Muito provavelmente, não.

Contudo, a notícia que vai ler agora, dá conta disso mesmo. Com um pormenor: não se trata de um jogador, mas de uma jogadora. Talvez não seja apenas um pormenor.

Kayleigh McDonald, jogadora do Stoke City, de Inglaterra, sofreu uma grave lesão no joelho em março durante um jogo com o Burnley. Passadas várias semanas à espera de uma avaliação, decidiu começar um 'crowdfunding' com o objetivo de juntar 20 mil libras (cerca de 23 mil euros) para conseguir recorrer ao setor privado e realizar a operação de que precisa.

Na plataforma que partilha os pedidos e reúne o contributo financeiro dos vários utilizadores, que pretendam ajudar as diferentes causas, a jogadora não escondeu a frustração e explicou a sua situação com vista à obtenção dos fundos necessários.

"Estou arrasada e mentalmente afetada pela minha lesão, que demorou duas semanas e meia a ser-me explicada por um profissional. Acontece que fui informada que tenho uma lesão de grau 3 no meu ligamento cruzado anterior, rompi a minha banda iliotibial, o meu tendão poplíteo e fraturei o joelho. Estou agora na 4.ª semana após a lesão e ainda não tenho nada no lugar.

Kayleigh revelou também estar a pagar, do próprio bolso, para ser acompanhada no particular.

"Estou a pagar por um consultor particular (que é muito caro), na esperança de que o meu joelho possa ser examinado e operado a tempo. Sofri mais mentalmente do que fisicamente com a lesão, especialmente porque encerrará a minha carreira no futebol. No final de contas, que sentido faz isto? Quando te lesionas assim no futebol feminino, tens de lidar com tudo sozinha, sem apoio. Isso afeta a minha vida".

Até ao momento (12h18, do dia 18 de abril), Kayleigh McDonald conseguiu angariar 13 837 mil libras das 20 mil necessárias para a operação.