O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), Laurentino Dias, cuja candidatura se fundiu com a de José Manuel Araújo, assegurou o apoio de mais seis federações desportivas, disse hoje o antigo secretário de Estado.
Depois de 12 federações terem incentivado esta fusão, na terça-feira, hoje Laurentino Dias tornou público os apoios das estruturas federativas de outras seis, de lutas amadoras, padel, petanca, surf, ténis de mesa e voo livre, para as eleições de 19 de março.
“Esta sequência de apoios confirma o acerto no objetivo de unidade e coesão das federações desportivas em defesa da unidade, da diversidade e da autonomia do olimpismo, razões que ditaram a decisão da candidatura conjunta”, reconheceu Laurentino Dias, em declarações à Lusa.
A aliança entre o secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, e o antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto dos governos de José Sócrates resultou de um apelo feito pelas federações de andebol, campismo e montanhismo, ciclismo, desporto para pessoas com deficiência, orientação, kickboxing e muay thai, motociclismo, motonáutica, pesca desportiva, taekwondo, vela e voleibol.
Laurentino Dias concorre com três opositores à presidência do organismo, casos do antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) Jorge Vieira, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e do antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre.
Esta candidatura, que terá o atual secretário-geral do COP como primeiro ‘vice’, é agora subscrita por nove federações olímpicas, nomeadamente as de andebol, campismo e montanhismo (tem uma disciplina olímpica de esqui-montanhismo), ciclismo, taekwondo, vela e voleibol, às quais se juntaram hoje lutas amadoras, surf e ténis de mesa.
Para ser validada pela Comissão Eleitoral, cada uma das candidaturas às eleições de 19 de março tem de ser subscrita por “pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos” – são 34 desde 01 de janeiro -, o que significa que Dias e Araújo terão de reunir o apoio de mais três entidades federativas.
Às eleições do COP são também candidatos o ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes – que já anunciou ter o apoio de nove federações olímpicas -, o também antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Jorge Vieira.
Comentários