![Buffon lança livro e revela impressões sobre Cristiano Ronaldo e luta contra a depressão](/assets/img/blank.png)
Gianluigi Buffon apresentou em Turim o seu novo livro, "Cair, levantar-se, cair, levantar-se", onde revisita momentos marcantes da sua carreira e vida pessoal. Considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol, o antigo jogador da Juventus e da seleção italiana partilha reflexões sobre o desporto, a superação e algumas das personalidades com quem conviveu, incluindo Cristiano Ronaldo.
Buffon descreve o português como alguém de grande sensibilidade, apesar da imagem pública de força e determinação.
"O Cristiano é uma pessoa diferente para aqueles que o conhecem de perto. Fora das câmaras, é claramente um tipo de grande sensibilidade. Ele faz-nos compreender o caminho difícil que percorreu em criança. Depois, veste a armadura de super-homem para se defender de tudo o que passou e para fazer com que os outros se sintam atraídos por ele", afirmou Buffon, num excerto citado pelo Tuttosport.
O antigo guarda-redes sublinha ainda a dualidade entre a figura pública e o homem por trás do ícone: "Há uma dupla personalidade: o CR7 e o Cristiano. Gostei das qualidades do homem. Como jogador, o cinismo e a maldade que ele tinha e tem, nunca vi em ninguém. Mas se o Ronaldo ultrapassa os anos, até eu posso voltar a jogar...", escreveu.
Além do futebol, Buffon aborda também temas mais pessoais, incluindo a luta contra a depressão no início dos anos 2000, um assunto que tem vindo a ser cada vez mais discutido no desporto de alto rendimento.
"Saí da depressão a olhar para alguns quadros. Estava a jogar na Juve e aproveitei as muitas exposições de artistas em Turim. Assim, criei um mundo paralelo na minha cabeça, que me ajudou a voltar a ser dono de mim próprio", revelou.
Buffon destaca ainda a dificuldade desse processo: "Sair da depressão é um caminho lento, é preciso dar um passo de cada vez, como uma formiga, lutando contra o medo de não conseguir e o sentimento de ser possuído por uma força estranha."
A obra de Buffon promete ser um testemunho inspirador sobre os altos e baixos de uma carreira lendária e a importância da resiliência dentro e fora de campo.
Comentários