Os torneios jovens europeus de futebol da UEFA, que estavam previstos realizarem-se entre os dias 14 de março e 14 de abril, foram hoje adiados devido à pandemia de Covid-19.
Esta decisão foi tomada devido à evolução do vírus na Europa e pelas restrições de viagens impostas pelos governos, ficando adiados os mini-torneios da Ronda de Elite de sub-17 e de sub-19 e os femininos de sub-17 e de sub-19.
A maior preocupação é evitar a possibilidade de jogadores, muitos deles menores de idade, ficarem longe das famílias, no caso de os anfitriões declararem isolamentos ou quarentenas.
A UEFA dará mais informações sobre o reagendamento destas competições após avaliarem todas as opções.
Portugal ia acolher as Rondas de Elite de acesso aos Campeonatos da Europa femininos de sub-17 e sub-19 de 2020. No escalão de sub-17, os jogos decorreriam entre 19 e 25 de março, nos estádios de Tocha, Luso, Pampilhosa e Mealhada, e, nos de sub-19, entre 07 e 13 de abril, em Viseu.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.
No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos.
As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.
Comentários