O fim-de-semana que ontem terminou contou com muito futebol para os jogadores e treinadores portugueses que militam nos cinco principais campeonatos europeus: Bruno Fernandes marcou e encantou, Vitinha estreou-se nos tentos, Ronaldo assistiu, Félix voltou aos golos e André Silva bisou.
Inglaterra
Em terras de Sua Majestade, o Manchester United eliminou este domingo o Liverpool na quarta eliminatória da Taça de Inglaterra ao vencer em Old Trafford, por 3-2. E, para não variar, Bruno Fernandes acabou por ser decisivo, ao marcar de livre o golo que ditou o triunfo. Do outro lado, o Liverpool ainda não contou com o lesionado Diogo Jota.
Também o Manchester City se apurou para os oitavos de final da Taça, mas não se livrou de um grande susto. A equipa de Josep Guardiola venceu o Cheltenham, do quarto escalão do futebol inglês, por 3-1, mas à entrada para os dez minutos finais do encontro estava a perder e caminhava para a eliminação.
Alfie May começou por dar vantagem ao Cheltenham aos 59 minutos e Guardiola, que começou por deixar os três portugueses do plantel no banco, fez depois entrar Rúben Dias e João Cancelo no decorrer do segundo tempo, com o lateral luso a fazer mesmo a assistência para o golo do empate, assinado por Phil Foden aos 81 minutos.
Já na sexta-feira, um golo apontado pelo português Vitinha tinha sido suficiente para o Wolverhampton, treinado pelo compatriota Nuno Espírito Santo, superar o Chorley (1-0), do sexto escalão, e garantir presença nos oitavos de final da Taça de Inglaterra.
Numa eliminatória em que o técnico luso, além de Vitinha, apostou em João Moutinho e Fábio Silva de início, o Chorley ‘vendeu’ cara a derrota, tendo conseguido criar sobressaltos, nomeadamente no segundo tempo, já com Rúben Neves e Pedro Neto em campo, ambos lançados aos 68 minutos. Nélson Semedo não saiu do banco de suplentes.
Itália
A Juventus venceu o Bolonha por 2-0, em jogo da 19.ª jornada da Liga italiana de futebol, com o português Cristiano Ronaldo a assistir para um dos golos.
A jogar em casa, o atual campeão italiano adiantou-se no marcador aos 15 minutos, com um golo do médio brasileiro Arthur, após assistência do internacional português Cristiano Ronaldo. Na segunda parte, a ‘vecchia signora’ ampliou a vantagem, com um golo do norte-americano Weston McKennie, aos 71.
Já o Nápoles perdeu por 3-1 com o Hellas Verona. Os napolitanos deixaram o português Mário Rui no banco, enquanto Miguel Veloso não jogou pela equipa da casa devido a lesão. Também sem Bruno Alves, o Parma perdeu por 2-0 na receção à Sampdoria, que contou com Adrien Silva no onze.
Enquanto isso, o líder AC Milan, com o português Rafael Leão a titular e Diogo Dalot no banco, mostrou pouco ‘estofo’ para um candidato ao título na Série A italiana de futebol, ao perder em casa por 3-0 com a Atalanta. A derrota apenas não teve piores contornos porque o rival Inter Milão não foi hoje além de um empate sem golos na visita à Udinese.
Também no sábado, um golo de Lorenzo Pellegrini nos descontos ‘salvou’ a Roma, de Paulo Fonseca de nova humilhação, com a equipa vencer por 4-3 o Spezia, que a tinha eliminado na Taça de Itália. O jogo da Série A italiana deixou os romanos à ‘beira de um ataque de nervos’, depois de uma semana particularmente conturbada, com a imprensa a revelar que o plantel estará de costas voltas com o treinador Paulo Fonseca.
Espanha
Aqui ao lado, João Félix foi a principal figura em mais uma vitória do Atlético de Madrid, que este domingo bateu o Valência por 3-1, em partida referente à 20.ª jornada da La Liga.
O internacional português não marcava há dez jogos, mas precisou de apenas 23 minutos voltar aos golos, levando a melhor num duelo individual com outro português, Thierry Correia, titular no Valência. Mas João Félix não se quis ficar por ali e, no regresso à titularidade no Atlético, três jogos depois, fez também a assistência para o golo com que o aniversariante Luis Suárez fez, aos 54 minutos, a cambalhota no marcador.
No mesmo dia, o Barcelona, mesmo desfalcado do argentino Lionel Messi, somou o quinto triunfo fora consecutivo na Liga ao vencer o Elche por 2-0. Na parte final, o português Francisco Trincão, que entrou aos 74 minutos, teve duas boas ocasiões para se estrear a marcar pelos catalães, mas, nas duas, aos 83 e 86, o guarda-redes Edgar Badia respondeu em excelente plano.
França
No domingo, o Lyon venceu de forma categórica em Saint-Étienne, por 5-0, na 21.ª jornada da I Liga francesa de futebol, num jogo em que o internacional português Anthony Lopes manteve a baliza do Lyon inviolada durante os 90 minutos.
Comentários