Fim de semana de muita ação para os vários portugueses que brilham no futebol internacional. Houve poucos golos, mas muitas vitórias dos nossos técnicos espalhados pelos vários campeonatos.
Inglaterra: Bruno Fernandes marca, Bernardo, Matheus e Ruben Dias perdem
Um golo de Bruno Fernandes, de grande penalidade, foi insuficiente para ajudar o United a regressar aos triunfos na Premier League. Os Red Devils empataram a uma bola com o Chelsea, que teve Pedro Neto titular e João Félix e Renato Veiga a não saírem do banco. Dalot também esteve no 11 do United. A próxima equipa de Rúben Amorim está num decepcionante 13.º posto com 12 pontos em 10 jogos, o Chelsea é 4.º com 18.
No St. Mary's Stadium, o Southampton de Mateus Fernandes bateu o Everton de Beto por 1-0, num golo que surgiu após o avançado dos 'toffies' atirar à barra (teve um golo anulado pelo VAR).
Gonçalo Guedes saltou do banco para assistir no empate (2-2) entre Wolves e Crystal Palace. José Sá, Toti Gomes e Nelson Semedo estiveram no onze do Wolves, Carlos Forbs e Rodrigo Gomes não saíram do banco.
O Liverpool, de Diogo Jota, venceu o Brighton e é o novo líder após a derrota (1-2) do Manchester City (Bernardo Silva e Matheus Nunes titulares) diante do Bournemouth. Ainda em Inglaterra, destaque para a fantástica campanha do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, que bateu o West Ham por 3-0 e subiu ao 3.º posto, com 19 pontos em 10 jornadas.
Itália: Paulo Fonseca ganha, Nuno Tavares perto de recorde
O AC Milan de Paulo Fonseca voltou aos triunfos na Série A e subiu ao 7.º posto, num jogo onde o técnico português voltou a deixar Rafael Leão no banco.
Quem brilha em Itália é Nuno Tavares: somou a sua oitava assistência (jogador com mais passes para golo na prova) na Serie A, foi expulso, mas sua Lázio venceu o Como e pode terminar a 11.ª ronda no 3.º posto, antes do duelo com o FC Porto.
Francisco Conceição entrou aos 71 minutos na vitória da Juventus (5.º) por 2-0 no terreno da Udinese (8.º).
Turquia: Mourinho igual a si próprio
Um golo aos 90+12 levou José Mourinho e os adeptos do Fenerbahçe a loucura, após o 3-2 diante do Trabzonspor. O técnico festejou de forma muito efusiva, antes de disparar contra a arbitragem. Os dois golos do Trabsonspor foram marcados de grande penalidade por Banza, ex-SC Braga. O Fenerbahçe é 2.º com 23 pontos em 10 jogos, a cinco do líder invicto e principal rival, Galatasaray.
Gedson Fernandes e Rafa Silva foram titulares na derrota do Besiktas, resultado que deixa a equipa de Istambul no 4.º posto com 20 pontos.
Arábia Saudita: Ronaldo empata Jesus
Ainda não foi desta que Cristiano Ronaldo levou a melhor sobre Jorge Jesus na Liga Saudita. O Al Nassr parecia bem encaminhado para quebrar o enguiço diante do Al Hilal, mas o clássico de Riade terminou empatado a uma bola.
O Al Hilal, treinado por Jorge Jesus e que tem Rúben Neves no plantel, perdeu pontos pela primeira vez, mas mantém a liderança com 25 pontos em nove rondas. O Al Nassr, que também teve Otávio no Onze, é 3.º com 19 pontos, mais um que o Al Shabab, de Vítor Pereira, que venceu o Al Wehda por 3-1.
Outras ligas
Paulinho continua senhor e rei dos golos no México. O avançado português evitou a derrota do seu Toluca diante do Tijuana, na 7.ª jornada da Liga mexicana, ao bisar no empate a duas bolas. Soma sete golos e sete assistências em 13 jogos pelo clube.
Na China, Ricardo Soares guiou o Beijing Guoan ao quarto lugar na principal liga, mas ficou a 22 pontos do campeão Shanghai Port e a três pontos do terceiro lugar, que dá acesso direto à Liga do Campeões Asiática.
Na Bundesliga, João Palhinha foi titular na vitória do Bayern Munique diante do Union Berlim, que voltou a ter Diogo Leite no eixo da defesa. Os bávaros, próximos adversários do Benfica na Champions, são líderes da prova com 23 pontos, mais três do que o Leipzig.
Duelo emotivo no El Sardar, onde o Osasuna bateu o Rayo Valladolid de André Ferreira por 1-0, subindo assim ao 4.º posto. A jornada fica desde já marcada pelo adiamento dos jogos Valência-Real Madrid e Villarreal-Rayo Vallecano, devido às inundações que na terça-feira devastaram a região valenciana e provocaram, mais de 214 mortos e várias dezenas de desaparecidos.
Na Major League Soccer, dos EUA, um golo do jovem português Xande Silva aos 90+4 ajudou o Atlanta United a vencer o Inter Miami por 2-1, obrigando assim a equipa de Messi a um terceiro jogo, no play-off. Pedro Amador fez a assistência para o primeiro golo da franquia de Atlanta.
Em França, o PSG de Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos aumentou para seis pontos a liderança na Ligue 1, após a vitória sobre o Lens.
Comentários