A seleção portuguesa feminina de sub-19 empatou esta segunda-feira com a Finlândia (1-1) e perdeu a hipótese de se apurar para a fase final do Europeu de 2015 da categoria. No Estádio da Bela Vista, no Parchal, na segunda jornada do grupo 1 da ronda de elite, a seleção das quinas não conseguiu aguentar a vantagem alcançada, aos 20 minutos, por intermédio de Vanessa Malho, permitindo que as finlandesas empatassem por Kollanen, a seis minutos do final do encontro.
Com este empate, Portugal passou a ocupar o terceiro lugar, com um ponto, a cinco da já apurada Espanha, a um da Finlândia e com mais um do que a Turquia, não tendo já possibilidade de ser o melhor segundo classificado dos seis grupos.
Depois de um período inicial de domínio finlandês, Portugal equilibrou o jogo, atuando com maior concentração a meio-campo e atrevimento no ataque, o que lhe permitiu colocar-se em vantagem, aos 20 minutos, através de uma grande penalidade, convertida por Vanessa Malho, a castigar derrube de Santamäki sobre Andreia Norton.
O golo animou as jogadoras lusas, que até ao intervalo tiveram duas ocasiões para dilatarem o marcador, com os remates de Vanessa Malho e de Cláudia Lima a errarem por pouco o alvo.
No segundo tempo, a seleção finlandesa demonstrou vontade de dar a volta ao marcador, conseguindo maior posse de bola com várias ocasiões de perigo, aos 60, 61 e 63 minutos, com a guarda-redes Tatiana Beleza a evitar o golo das finlandesas.
O lance despertou as jogadoras lusas que, aos 64' e 81', estiveram perto de dilatarem o marcador, primeiro por Vanessa Malho, que, de cabeça, fez a bola passar rente ao poste, e depois por Andreia Norton a acertar na barra da baliza da seleção finlandesa.
O maior domínio das lusas fazia prever que pudessem aguentar a vantagem no marcador, mas, a seis minutos do final, um erro da defesa portuguesa foi aproveitado pela finlandesa Kollenen para igualar e fixar o resultado num empate.
Portugal volta a entrar em ação na quinta-feira, contra a Turquia, no Estádio da Nora, nas Ferreiras, concelho de Albufeira.
Comentários