A FIFA anunciou a suspensão de Rubiales do cargo por 90 dias, 11 membros da equipa técnica do selecionador, Jorge Vila, apresentaram a demissão e o Governo espanhol anunciou uma denúncia ao Tribunal Administrativo do Desporto (TAD).
Seguiu-se um novo pico de contestação e extremar das posições, com as jogadoras da seleção a anunciarem não estarem disponíveis para voltar a representar Espanha.
A concentração está marcada para as 20h locais (19h em Lisboa) na praça Callao, com o objetivo de “reivindicar um desporto livre de violência machista”.
“Lamento profundamente que a vitória do futebol feminino espanhol tenha sido prejudicada pelo comportamento impróprio do nosso líder máximo. Isso manchou a nossa vitória, mas o próprio (Rubiales) reconheceu o seu erro”, disse Jorge Vilda.
A polémica no futebol espanhol durante as comemorações do inédito título mundial por parte da seleção feminina espanhola, quando o presidente da Federação Espanhola de futebol beijou na boca a jogadora Jenni Hermoso.
O PAN acusou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de desvalorizar o caso que envolve o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e uma jogadora da seleção de Espanha e quer que o Governo se pronuncie.
Luis Rubiales afirma que o beijo na boca que deu a Hermoso durante a celebração da conquista do Mundial feminino foi "espontâneo, mútuo, eufórico e consentido".
“Quero esclarecer que, em nenhum momento, consenti o beijo que ele [Luis Rubiales] me deu e em nenhum caso procurei levantar o presidente", esclareceu a futebolista.
Victor Francos, secretário de Estado para o Desporto e, simultaneamente, presidente do CSD espanhol, garantiu que o organismo vai avançar ainda hoje com a denúncia por “infrações muito graves”.
“A intervenção do senhor Rubiales na Assembleia Geral da RFEF é totalmente incompatível com a representação do desporto espanhol e com os valores de uma sociedade avançada, como a espanhola”, refere o CSD em comunicado.
Beijo do Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol nos festejos da final do mundial de futebol feminino terá infringido o código disciplinar do organismo.
Luis Rubiales beijou a jogadora Jenni Hermoso na boca durante a entrega de medalhas em Sydney, Austrália, após a conquista do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.