Uma década depois de ter subido ao primeiro escalão pela primeira vez, em 2014/15, então também como campeão da II Liga, sob o comando de Quim Machado, o Tondela volta ao convívio dos 'grandes'.
A um ponto do primeiro posto, o Alverca fecha o campeonato em casa, ante o Portimonense, primeira equipa acima da ‘linha de água’, que já sabe que fica no segundo escalão, enquanto o Vizela vai à Madeira.
A nível individual, alguns atletas voltaram a ser convocados para representar as Seleções Distritais da Associação de Futebol de Braga, refletindo a evolução e o potencial reconhecido dos jovens vizelenses.
As eleições para os novos órgãos sociais do Académico de Viseu Futebol Clube estão marcadas para dia 30 de maio, não havendo ainda, segundo fonte do clube, nenhuma lista oficialmente formalizada para o ato eleitoral.
Com os resultados deste domingo, o Tondela mantém o primeiro lugar, com os mesmos 61 pontos, enquanto o Alverca subiu ao segundo lugar, agora com 60 pontos, ultrapassando o Vizela, que tem 59 e é agora terceiro.
Com o empate, a Oliveirense mantém-se no 17º e penúltimo lugar da II Liga, com 29 pontos, mantendo-se na luta pela manutenção, enquanto o Marítimo ascende ao 10º lugar, com 43 pontos.
Na tabela, o Paços mantém à condição o lugar de ‘play-off’, com os mesmos 30 pontos, mas arrisca cair em zona de descida direta no final da jornada, enquanto o Felgueiras igualou os 43 pontos do Penafiel, que ainda vai jogar, no 10.º lugar.
O Marítimo, 11.º classificado, com 42 pontos, visita no sábado a Oliveirense, que ocupa a 17.ª posição, com 28, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da II Liga portuguesa de futebol, às 14:00, no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.
O Leixões ocupa a 13.ª posição no campeonato, com 38 pontos, e já tem a permanência assegurada, defrontando na 33.ª e penúltima ronda o Torreense, fora de portas.
Tondela, Vizela e Alverca são os emblemas que estão na luta pelo promoção direta e pelo título, Portimonense, FC Porto B, Paços de Ferreira e Oliveirense tentam fugir à descida de divisão.
Bruno Carvalho, filho do investidor do clube flaviense Francisco Carvalho, é o atual líder da direção, após ter assumido os destinos do emblema 'azul-grená' em 2011.
O Mafra estava na II Liga desde 2018/19, época em que foi 14.º colocado, conseguindo depois o 12.º lugar em 2020/21, o nono em 2021/22, o sexto em 2022/23 e novamente o nono em 2023/24.
Com a promoção à I Liga falhada, os leirienses mostraram esta tarde um pragmatismo que lhes foi raro ao longo da época: primeiro marcaram dois golos em três remates; depois foram ‘mortíferos’ nos minutos finais da partida.
O clube madeirense, 10.º classificado, com 41 pontos, recebe o Feirense, que é oitavo, com 45, no domingo, em jogo da 32.ª e antepenúltima ronda da II Lig
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.