A seleção portuguesa de futebol vai atuar pela terceira vez na sua história na Eslováquia, somando uma vitória e um empate em Bratislava, sempre em jogos de apuramento para fases finais de grandes competições.
No primeiro embate de sempre entre as duas nações, em 1998, Portugal venceu na capital da Eslováquia, por 3-0, no apuramento para o Euro2000, e, em 2005, no caminho para o Mundial2006, as duas seleções ficaram empatadas (1-1).
Ao todo, Portugal e Eslováquia encontraram-se quatro vezes, com a seleção nacional a somar três triunfos, um empate e apenas um golo sofrido.
Em solo nacional, em Alvalade, em 1999, a seleção lusa venceu por 1-0 e arrecadou novo triunfo, mas por 2-0, em 2005, na Luz.
Em outubro em 1998, na terceira jornada do Grupo 7, Portugal estreou-se em Bratislava com uma vitória por 3-0, com um ‘bis’ de João Vieira Pinto e um golo de Abel Xavier, num encontro que ajudou a apurar a seleção de Humberto Coelho para a fase final do Campeonato da Europa 2000 (em que viria a alcançar as meias-finais), que decorreu na Bélgica e nos Países Baixos.
Nova deslocação só em março de 2005, com um resultado diferente e com bem mais dificuldades sentidas pela equipa do brasileiro Luiz Felipe Scolari.
A Eslováquia colocou-se na frente logo aos oito minutos, por Karhan, mas Hélder Postiga, que estava em campo há pouco tempo, impediu a derrota lusa, aos 62.
Portugal acabou no topo no Grupo 3 e seguiu diretamente para o Campeonato do Mundo de 2006 (também semifinalista), que ocorreu na Alemanha, enquanto os eslovacos acabaram por ‘cair’ perante a Espanha no play-of..
O Eslováquia-Portugal está agendado para as 20:45 locais(19:45 em Lisboa), no Estádio Nacional, em Bratislava, e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.
Três dias depois, na segunda-feira, Portugal recebe no Algarve o Luxemburgo.
Após quatro jornadas, a seleção nacional lidera o Grupo J, com 12 pontos, somando apenas vitórias, à frente da Eslováquia, segunda classificada, com 10, e do Luxemburgo, terceiro, com sete. Bósnia-Herzegovina e Islândia somam três pontos, enquanto o Liechtenstein continua a zero.
Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer no próximo ano, na Alemanha.
Comentários