A França e a Bélgica juntaram-se a Portugal nas seleções já apuradas para o Euro2024, tal como a anfitriã Alemanha.
No Grupo B, a França entrou nesta ronda com cinco vitórias em cinco jogos e com a possibilidade de agarrar já o bilhete para a Alemanha, em caso de triunfo na visita os Países Baixos. Um empate também servirá para os 'Bleus' se a Grécia, terceira colocada, fosse derrotada pela Irlanda.
Mas os vice-campeões mundiais não quiseram depender de ninguém e voltaram a levar a melhor sobre os neerlandeses por 2-0, desta vez no Johan Cruijff ArenA em Amsterdão. Sem Sven Botman, Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Memphis Depay e Cody Gakpo, a seleção orientada por Ronald Koeman viu a França adiantar-se no marcador logo aos sete minutos, pela sua estrela Mbappé.
O mesmo jogador aproveitou um passe de Rabiot para fazer o 2-0, aos 53 minutos.
Hartman ainda reduziu para os Países Baixos aos 84, mas já era tarde para evitar a derrota
A França passa a somar 18 pontos em seis jogos, os Países Baixos são terceiros no Grupo B com nove pontos, menos três que a Grécia que tem um jogo a mais.
Menos complicada foi o triunfo da Bélgica diante da Áustria, no Ernst Happel Stadion. As duas seleções entraram para esta ronda com os mesmos 13 pontos, pelo que quem vencesse o jogo, garantiria o bilhete para o Euro2024. Os Diabos Vermelhos foram mais fortes e venceram por 3-1.
Thimoty Castagne assistiu Lukebakio para o 1-0, aos 12 minutos. O mesmo Lukebakio fez o 2-0 aos 55, agora a passe de Yannick Ferreira Carrasco. Três minutos depois foi Doku a deixar em Lukaku para o 3-0.
A Áustria reduziu aos 73 por Konrad Laimer, e ainda por Sabitzer, aos 86 minutos, de grande penalidade, quando a Bélgica jogava com menos um após a expulsão de Onana, por duplo amarelo.
A Bélgica lidera o Grupo F com 16 pontos, a Áustria tem 13, a Suécia tem seis pontos mas menos um jogo.
A Bélgica, finalista em 1980, vai cumprir a sétima participação em Europeus, e terceira consecutiva, enquanto a França, campeã em 1984 e 2000, somará a 11.ª presença, e nona seguida.
Os dois primeiros de cada um dos 10 agrupamentos qualificam-se para a fase final, enquanto as restantes três vagas sairão dos ‘play-offs’, a disputar pelos quatro melhores classificados de cada uma das três principais ligas da Liga das Nações (A, B e C) que não conseguirem o apuramento direto.
A fase final do próximo Europeu realiza-se na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho de 2024.
Comentários