Áustria, França, Bélgica, Inglaterra, Portugal, Espanha, Escócia e Turquia - para além, claro, da anfitriã Alemanha - já garantiram um lugar no Euro 2024. Mas há ainda muito para decidir nos vários grupos de qualificação, à entrada para as duas derradeiras rondas de jogos, que vão ser disputadas entre esta quinta-feira e a próxima terça-feira.
Os dois primeiros classificados de cada grupo a apurarem-se diretamente para a fase final, a lugar no Verão de 2024. Com nove seleções apuradas, faltam assim atribuir 15 vagas, três das quais sairão de um play-off que envolver igualmente o desempenho na última edição da Liga das Nações
Fazemos o ponto de situação, grupo a grupo.
Grupo A
No Grupo A, depois de um início algo a meio gás, a Espanha foi-se encontrando e já garantiram o apuramento, a par da Escócia, com quem partilha a liderança da classificação.
De fora fica, por exemplo, a Noruega de Erling Haaland, que assim vai voltar a falhar a fase final de uma grande competição.
Grupo B
No Grupo B a França já carimbou o passaporte para a Alemanha. No segundo lugar surgem os Países Baixos, que se qualificam se vencerem sábado, em casa, a República da Irlanda.
Mais abaixo na tabela, a Grécia fica sem hipóteses de terminar num dos dois primeiros lugares e seguirá para o play-off se os Países Baixos vencerem, enquanto República da Irlanda e Gibraltar já não podem terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo C
No Grupo C a Inglaterra está apurada. Segue-se, na classificação, a Itália, que se vencer a Macedónia do Norte garante também que fica à frente da Ucrânia na luta pela qualificação directa se, depois, não perder com os ucranianos no embate entre as duas selecções, marcado para segunda-feira.
Se a Itália não vencer a Macedónia do Norte, a Ucrânia superará os italianos nessa luta pela qualificação directa se não perder depois no tal o confronto entre as duas selecções na derradeira jornada. Mais abaixo, Macedónia do Norte e Malta já não podem terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo D
A Turquia está apurada e o País de Gales qualifica-se se, sábado, vencer a Arménia e a Croácia perder com a Letónia. A Croácia deixará de poder terminar num dos dois primeiros lugares - seguindo para o play-off - se perder e o País de Gales ganhar.
Já a Arménia não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder ou se empatar e a Croácia ganhar, enquanto a Letónia já não pode terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo E
A Albânia lidera, com alguma surpresa, o grupo e apura-se se não perder com a Moldávia ou se a Polónia vencer a Chéquia. A Chéquia, por seu lado, apura-se se vencer a Polónia e a Moldávia não ganhar.
Em dificuldades está a Polónia - agora já sem Fernando Santos ao leme - que deixará de poder chegar a um dos dois primeiros lugares se não vencer a Chéquia ou se a Moldávia ganhar à Albânia.
A Moldávia não conseguirá terminar entre os dois primeiros lugares se perder com a Albânia e o encontro entre Polónia e Chéquia não terminar empatado, ou se a Moldávia empatar e a Chéquia vencer. Fora da corrida pelos dois primeiros lugares estão as Ilhas Faroé.
Grupo F
Aqui está tudo resolvido: Bélgica e Áustria já selaram o apurament, faltando apenas saber quem será primeiro do grupo. Para tal, os austríacos terão de ganhar esta quinta-feira na Estónia e esperar depois que os belgas não vençam o seu derradeiro encontro.
Grupo G
No Grupo G, a Hungria apura-se se não perder com a Bulgária ou se Montenegro não derrotar a Lituânia. A Sérvia apura-se se Montenegro não vencer a Lituânia, enquanto Montenegro tem de ganhar para se manter na luta por um dos dois primeiros lugares.
Lituânia e a Bulgária já não podem terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo H
Um grupo onde ainda está tudo por resolver. A Eslovénia apura-se se vencer a Dinamarca ou se a Eslovénia empatar e o Cazaquistão não ganhar a San Marino, ou se o Cazaquistão perder, independentemente dos outros resultados.
A Dinamarca apura-se se vencer a Eslovénia, ou se o Cazaquistão não vencer San Marino. Quanto ao Cazaquistão, não poderá terminar num dos dois primeiros lugares e será confirmado no play-off se perder com San Marino ou se empatar e a Eslovénia não perder.
Mais abaixo, a Finlândia já não poderá terminar num dois primeiros lugares e vai disputar o play-off, enquanto Irlanda do Norte e San Marino tamém já não podem terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo I
Outro grupo ainda sem qualquer seleção apurada. A Suíça qualificar-se-á se vencer o Kosovo ou se empatar e Israel não vencer a Roménia. A Roménia apura-se se evitar a derrota frente a Israel. Israel não conseguirá terminar entre os dois primeiros e seguirá para o play-off se não vencer a Roménia.
Já o Kosovo não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se não vencer a Suíça, enquanto Bielorrússia e Andorra já não podem terminar num dos dois primeiros lugares.
Grupo J
Finalmente, no grupo de Portugal, que a Equipa das Quinas tem dominado por completo, falta decidir quem termina no segundo posto. Portugal já se apurou, então, para a fase final e selou também o primeiro lugar no grupo. A Eslováquia apura-se se não perder contra a Islândia, enquanto o Luxemburgo não poderá terminar num dos dois primeiros lugares, e será confirmado no play-off, se não vencer a Bósnia e Herzegovina e a Eslováquia não perder.
Já a Islândia tem de ganhar para conseguir ainda terminar num dos dois primeiros lugares. A Bósnia e Herzegovina não poderá ficar num dos dois primeiros lugares e vai entrar no play-off.
Comentários