Um golo de Rodrigo Moreno, ex-Benfica, aos 92 minutos, evitou a derrota da Espanha frente a Suécia em Estocolmo, em jogo da 8.ª ronda do Grupo F de apuramento ao Euro2020. Com o empate, 'nuestros hermanos' garantem o apuramento para a fase final do Euro2020, a ser disputada em 12 cidades pela primeira vez. Esta é a 11.ª qualificação, e sétima consecutiva, para a fase final do campeonato da Europa de futebol,
A seleção orientada por Robert Moreno dominou o encontro do início ao fim mas foi muito perdulária na finalização, muito por culpa do guarda-redes Robin Olsen, da Suécia.
Depois de uma primeira parte sem golos, os suecos, que contaram com Lindeloff no onze inicial, adiantaram-se no marcador aos 51 minutos pelo avançado Marcus Berg.
Mas a Espanha acabou por conseguir o ponto que lhe garante o apuramento aos 92 minutos, num desvio de Rodrigo Moreno à boca da baliza após remate de Fabian Ruiz.
Os espanhóis acabaram o encontro com 72 por cento de posse de bola.
Com este empate, a Espanha soma 20 pontos, mais cinco que a Suécia, segundo.
A Roménia esteve perto de bater a Noruega mas um golo de Alexander Soerloth para lá dos 90 minutos evitou a derrota dos nórdicos, que assim continuam na luta pelo apuramento. Os romenos têm 14 pontos, mais três que os noruegueses. As Ilhas Faroé e Malta somam ambas três.
A formação espanhola já venceu por três vezes o campeonato da Europa, em 1964, 2008 e 2012, e também conta no seu palmarés com um título mundial, conquistado em 2010.
Os dois primeiros de cada um dos 10 agrupamentos qualificam-se para a fase final, enquanto as restantes quatro vagas sairão dos ‘play-offs’, a disputar pelos quatro melhores classificados de cada uma das quatro ligas da primeira edição da Liga das Nações que não conseguirem o apuramento direto.
A fase final do Europeu de 2020, para a qual já se tinham qualificado Bélgica, Itália, Rússia, Polónia e Ucrânia, que segunda-feira bateu em casa Portugal por 1-0, realiza-se de 12 de junho a 12 de julho, em 12 cidades, de 12 países.
Comentários