Durante o Euro2024, o SAPO Desporto vai lançar um pequeno perfil de cada um dos 26 convocados da Seleção Nacional. Nestes trabalhos, é possível saber mais sobre a carreira dos eleitos de Roberto Martínez como as internacionalizações, o palmarés, a formação e as posições de cada um.

Também teremos algumas curiosidades sobre cada um dos 26 eleitos, muitas delas desconhecidas da maior parte do público.

Apresentamos mais um dos magníficos da seleção nacional: João Neves

João Pedro Gonçalves Neves nasceu a 27 de agosto de 2004, pouco tempo depois do Euro 2004, começando o seu percurso no futebol aos oito anos, brilhando durante quatro anos no Albergaria, antes do que seria um caminho de constante crescimento no Benfica. Ingressou nos encarnados quando ainda era sub-13 e foi percorrendo o caminho formativo até à estreia na equipa principal.

Lançado por Roger Schmidt no final de 2022 (30 de dezembro), jogou os últimos minutos do encontro com o SC Braga e, desde aí, foi cimentando a sua posição na equipa no resto da temporada até se tronar um dos jogadores mais imprescindíveis para o treinador alemão.

A época acabou e esta que agora termina foi a afirmação plena de João Neves. O número 87, sempre com a camisola por dentro dos calções, pegou de estaca no meio-campo das águias e não voltou a perder o estatuto de titular, contribuindo com exibições incríveis no miolo do terreno, que fazia todos esquecerem-se de que tinha apenas 18 anos.

Foi sempre dos mais esclarecidos, mesmo quando parecia que a equipa não estava ao seu nível e acabou 2023/24 com 50 jogos nas pernas (a grande maioria a titular), um recorde pessoal que diz muito da importância do "menino" na equipa de Schmidt.

Daí até à estreia na Seleção Nacional foi "um tirinho". A primeira internacionalização ocorreu a 16 de outubro de 2023, quando participou na reta final do triunfo frente à Bósnia Herzegovina (5-0), assumindo-se como presença assídua nos quatro jogos seguintes, sempre a partir do banco.

Apesar de só ter 19 anos, Neves já conta com um campeonato nacional e com uma Supertaça, ao nível sénior, além de uma Youth League e uma Finalíssima Internacional pelas camadas jovens. Pelo caminho foi representando os escalões de base de Portugal, até aos sub-21, e Rui Jorge espera que não volte, pois era sinal que teria tido a afirmação que o seu potencial faz prever. E nós assim o esperamos também!

Curiosidade

Embora esteja a caminho de se tornar uma estrela do futebol mundial, tendo já clubes de renome no seu encalço, João Neves iniciou o seu percurso desportivo pelo andebol. Com apenas sete anos jogou nos 'bambis' do Tavira, tendo por lá ficado duas temporadas antes de optar por seguir o caminho futebolístico. E que bela decisão, João!

Biografia de João Neves

Data de nascimento: 27 de setembro de 2004 (19 anos)

Naturalidade: Tavira

Clube: Sport Lisboa e Benfica

Internacionalizações 'AA': 5 (0 golos)

Presenças em fases finais de Europeus: Estreia

Internacionalizações nas camadas jovens: 27 (4 nos sub-15, 17 nos sub-19 e 6 nos sub-21)

Percurso como sénior: SL Benfica (2022 até ao momento)

Palmarés: Campeão nacional português (2022/23) e Supertaça Cândido de Oliveira (2023)