Nesse Europeu, que também decorreu em França, a seleção nacional alcançou as meias-finais e iniciou a prova com um empate perante a Alemanha (0-0), tal como sucedeu no arranque do Euro2016, mas com a Islândia e a uma bola.
Ao juntar os registos que Portugal tem em fase finais de Mundiais, o domínio nesta fase fica ainda mais reforçado, com um balanço de nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 29 golos marcados e sete sofridos.
Depois do percalço há 32 anos em Marselha (Sousa marcou para Portugal e Santillana respondeu para a Espanha), a seleção nacional venceu sempre na segunda jornada da fase de grupos, ao bater a Turquia (1-0), em 1996, a Roménia (1-0), em 2000, a Rússia (2-0), em 2004, a República Checa (3-1), em 2008, e a Dinamarca (3-2), em 2012.
Desta lista de jogos, na memória dos adeptos portugueses ficou o cabeceamento certeiro de Costinha, nos descontos, frente aos romenos, em 2000, em Nottingham, e o remate de Varela já perto do final, há quatro anos, com os dinamarqueses, em Lviv.
Esses golos foram, na altura, determinantes para Portugal manter-se em prova e reforçar o registo de nunca ter sido eliminado na fase de grupos de um Europeu.
Em Mundiais, Portugal foi uma vez derrotado, com Polónia (1-0), no México, em 1986, mas depois desse jogo também nunca mais ‘caiu' numa segunda jornada.
Empatou com os Estados Unidos (2-2) há dois anos, no Campeonato do Mundo do Brasil (Varela impediu a derrota nos últimos minutos), mas, antes disso, somou vitórias, algumas com goleada.
Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, Portugal bateu a Polónia, por 4-0, com um ‘hat-trick’ de Pauleta, e em 2010, na África do Sul, ‘esmagou' a Coreia do Norte, por 7-0, com Tiago a ser o único a ‘bisar’.
Comentários