A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão, um adversário em estreia, na primeira ronda dos play-offs de apuramento para o Euro2025 e, caso vença, encontrará um adversário já com histórico.

O sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça, determinou que Portugal jogará com as azeris, num play-off a jogar primeiro fora e depois em casa (23 e 29 de outubro) e, caso se qualifique, encontrará na segunda ronda o vencedor do Bielorrússia-República Checa, em 27 de novembro e 03 de dezembro.

Entre as quatro seleções, Portugal é a mais bem cotada no ranking da FIFA, no 21.º lugar, seguida da República Checa, em 30.º, última no Grupo A2 da Liga das Nações, da Bielorrússia, 55.ª e primeira no Grupo C1, e do Azerbaijão, 75.º e último no Grupo B1.

Portugal, comandado pelo selecionador Francisco Neto, disputou o escalão B na Liga das Nações, terminando o Grupo B3 em primeiro, com cinco vitórias e um empate, e um saldo de 14 golos marcados e dois sofridos.

Na corrida ao Europeu do próximo ano, a seleção das ‘quinas’ tenta a terceira participação consecutiva, numa fase de crescimento do futebol feminino em Portugal, depois de um apuramento em 2017 (Países Baixos) e de ter sido repescada em 2022 (face à ausência Rússia, devido à invasão da Ucrânia).

Na competição, a República Checa, então unificada e como Checoslováquia, é a única, além de Portugal, que tem histórico: com participações em 1989, então com apenas oito equipas e diretamente a eliminar.

As checas, potenciais adversárias no segundo play-off, são ainda a seleção que Portugal mais defrontou entre estas três, com um registo de nove jogos, o último dos quais este ano e com uma vitória por 3-1.

Em jogo disputado em fevereiro, no Estoril, Ana Capeta, Carolina Mendes e Joana Marchão fizeram os golos da primeira vitória de sempre com as checas, no confronto em que Portugal somava desde 2003 oito derrotas, a última em 2015.

Sem ‘estatística’ com o Azerbaijão, o único adversário já certo, a equipa portuguesa também contabiliza jogos com a Bielorrússia, com duas derrotas no longínquo ano de 2006, em grupo de apuramento para o Mundial de 2007.

Do play-off irão sair mais sete seleções, que se juntam à anfitriã Suíça no Europeu que vai decorrer entre 02 e 27 de julho do próximo ano e às seleções de Alemanha, Espanha, Islândia, Dinamarca, França, Itália, Países Baixos e Inglaterra, campeã em título.

Portugal competiu em dois Europeus, em 2017, nos Países Baixos, e em 2022, em Inglaterra, ficando em ambos pela fase de grupos.