A defesa Joana Marchão assegurou hoje a concentração das jogadoras da seleção portuguesa feminina de futebol, totalmente “focadas” em voltar a vencer e conquistar o Grupo B3 de qualificação para o Europeu de 2025.

Em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, a lateral esquerdo, de 27 anos, assinalou que a instabilidade que envolve algumas das atletas, em mudança de clube durante o mercado verão, em nada afetará a preparação da equipa.

“De todo. Estamos todas focadas no mesmo e aqui, no momento em que aqui entramos, estamos focadas na seleção e quando sairmos vamos focar-nos nas outras coisas. As contratações [de portuguesas por clubes estrangeiros] só provam que a jogadora portuguesa está cada vez mais valorizada”, constatou a defesa lusa, que conta 47 internacionalizações.

Face ao destaque atribuído a Kika Nazareth, que foi apresentada na véspera como reforço do FC Barcelona, Joana Marchão justificou a atual cobiça às jogadoras nacionais com o árduo trabalho pela atual geração, mas também pelas que a precederam.

“Tudo o que está a acontecer à volta do futebol feminino em Portugal deve-se muito à qualidade da Kika, neste caso, e de todas as jogadoras, mas também de todo um trabalho anterior que todas as jogadoras e as gerações anteriores tiveram de batalhar”, recordou.

Como uma das emigrantes da convocatória, a lateral das suíças do Servette enalteceu a valorização que as portuguesas vão ostentando em vários países, incluindo Espanha, onde Kika Nazareth passará a representar a equipa bicampeã europeia.

“Significa um motivo de orgulho, toda a gente sabe que elas [Espanha] são campeãs do mundo, o FC Barcelona é o campeão da Europa, é uma coisa fenomenal, e podermos ver jogadoras portuguesas nesse campeonato, e a serem valorizadas no estrangeiro, é fantástico”, reconheceu.

A equipa nacional entra para as derradeiras duas jornadas de qualificação depois de já ter assegurado a presença no play-off, necessitando apenas de um ponto para garantir a vitória no agrupamento.

“Somos todas profissionais, temos de preparar-nos ao máximo para esta situação que, claro, é um momento atípico, mas não é nada de novo para nós e é claro que o nosso objetivo passa por continuar a nossa série de invencibilidade para conseguirmos o nosso apuramento”, vincou.

Três das 26 jogadoras convocadas – Ana Dias, que representa as Portland Thorns, dos Estados Unidos, assim como Ana Seiça e Stephanie Ribeiro, ambas a alinharem ao serviço dos mexicanos Tigres e Pumas, respetivamente, estiveram ausentes do treino de hoje, realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, e apenas se apresentarão na próxima segunda-feira.

As restantes 23 convocadas trabalharam no relvado n.º 1 da Cidade do Futebol sem qualquer limitação, tendo em vista o jogo na Bósnia-Herzegovina, no dia 12 de julho, em Zenica, a partir das 18:00 (horas em Lisboa), na quinta ronda do Grupo B3.

Quatro dias depois, recebe a seleção de Malta, à mesma hora, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para a derradeira jornada da ‘poule’.

A equipa das ‘quinas’ lidera o Grupo B3, com 12 pontos, com a Bósnia-Herzegovina em segundo, com seis, a Irlanda do Norte em terceiro, com quatro, e Malta em último, só com um.

O Europeu de 2025 vai realizar-se na Suíça, entre 02 e 27 de julho de 2025.