O Canal televisivo internacional Super Sport pretende negociar com as autoridades angolanas formas para promover o futebol em Angola e financiar o Girabola com fundos angariados através da publicidade.
Essa intenção foi manifestada no principio desta semana, em Durban, pelo chefe de produção da Super Sport, Alvin Naicker, à delegação angolana multissetorial que participou na conferência continental (Soccerex) sobre as formas de tirar proveito social e económico dos eventos futebolísticos, tendo em conta o impacto económico e popularidade a nível mundial dessa modalidade desportiva.
Alvin Naicker afirmou que, financiando o Girabola através de patrocinadores via Super Sport, Angola poderá desafogar os cofres do estado, criar uma independência financeira aos clubes, melhorar as infraestruturas desportivas e divulgar amplamente o seu futebol a nível mundial.
A delegação angolana acolheu, cautelosamente, a proposta verbal e pediu ao representante da Super Sport para trabalhar com a Federação Angolana de Futebol (FAF) no sentido de formalizar e fundamentar o projeto, antes do seu encaminhamento às entidades que direta ou indiretamente regulam a política do futebol no país.
Entre outros responsáveis, a comitiva Angolana ao Soccerex integrou o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol, João Lusevikueno, o diretor Nacional da Comunicação Social, Rui Vasco, o Chefe do Departamento dos Desportos Federados, Moisés Graneira, e do representante da Direção de Marketing do Clube Desportivo 1º de Agosto, Luís Placido.
A conferência (Soccerex), que teve lugar numa das salas do estádio Moses Mahiba, nos dias 1 e 2 de Outubro, visou despertar nos participantes os mecanismos e políticas para a rentabilização do futebol e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável dos países africanos.
O evento, realizado na cidade de Durban, província do Kwazulu Natal, contou com a participação de mais de 500 delegados, entre governantes, embaixadores acreditados na África do Sul, empresários, antigas estrelas do futebol e representantes de agências de marketing e publicidade.
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